Governo apresenta ações e políticas da produção sustentável mato-grossense a empresários franceses

Projeto faz parte de missão do governo francês para imersão na agricultura e sustentabilidade do agro brasileiro

Fonte: CenárioMT

O Governo de Mato Grosso apresentou as principais políticas e os investimentos adotados pela gestão atual para o avanço no desenvolvimento econômico e o fortalecimento da produção sustentável em Mato Grosso a uma delegação de 16 empresários franceses nesta quarta-feira (23.11), em encontro realizado no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A agenda foi intermediada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda.

“Mostramos porquê Mato Grosso é considerado o celeiro do Brasil e como temos ensinado outros países a produzir com sustentabilidade. Temos 62% no nosso território preservado. O Estado vem investindo em ações que nos colocam hoje como o maior produtor de alimentos do país e que nos levam a outros patamares. Um exemplo disso é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), na qual concedemos benefícios para que as empresas se instalem. Assim, movimentamos o mercado e geramos emprego”, pontuou o secretário.

[Continua depois da Publicidade]

A vinda da delegação francesa a Mato Grosso faz parte da “Missão Bpifrance no Brasil”, projeto organizado pelo Ministério da Agricultura da França e o banco francês de investimento público Bpifrance, que selecionou oito empresas para uma imersão na agricultura e sustentabilidade do agro brasileiro. O projeto ocorre entre os dias 21 e 25 de novembro e passa por Cuiabá, Campo Verde (MT), Brasília (DF) e encerra em Piracicaba (SP).

O engenheiro agrônomo francês e mestre em proteção das plantas, Yoan Raynard, que já morou no Brasil, relatou que ainda não havia tido a oportunidade de conhecer Mato Grosso, e que ficou surpreso ao verificar que este é um Estado que investe e preserva o seu ecossistema.

[Continua depois da Publicidade]

“Viemos de longe sem saber o que está acontecendo em Mato Grosso e quando chegamos aqui vimos uma outra a realidade. Uma surpresa boa, porque vimos que o Estado tem vários incentivos para produzir de forma sustentável. A nossa missão é importante porque não estamos aqui somente para trazer os nossos conhecimentos, mas também é um momento para se inspirar. O Brasil possui uma agricultura super avançada, principalmente na relação de proteção com o meio ambiente. Existem muitas tecnologias se desenvolvendo no mundo, no Brasil e na França, e isso é importante pois permite a produção de energias mais sustentáveis”, observou.

No encontro, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar apresentou, também, os aspectos da agricultura e pecuária mato-grossense aos visitantes estrangeiros, enquanto o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) destacou os principais desafios na prevenção e controle das pragas de importância econômica para o Estado, e evidenciou os avanços em tecnologia e na fiscalização na pecuária.

Missão BpiFrance Brasil

O BPIfrance é um banco público da França que atua na parte na parte de desenvolvimento – com crédito, garantias e capital próprio – que apoia empresas em projetos de inovação de projeções internacionais. Já a delegação francesa é formada por representantes de empresas que atuam  no mercado de bioestimulantes, biocontroles, regeneração de solos degradados, biotecnologias, bioestimulantes.

 

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .