Governador de Mato Grosso apoia isenção de Imposto de Renda, mas alerta para impacto financeiro

Fonte: CENÁRIOMT

Leão- Imposto de renda
O leão jogará coisas nos outros, Libra sentirá uma onda de força

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, manifestou apoio à proposta do Governo Federal de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Ele reconhece a importância da medida para beneficiar uma parcela maior da população, mas demonstra preocupação com os possíveis impactos financeiros para os estados e municípios.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo cálculos da Receita Federal, essa mudança pode reduzir em cerca de R$ 5 bilhões os repasses para os entes federativos, principalmente devido à isenção do ICMS para muitos servidores públicos.

O governo federal propõe compensar essas perdas com maior tributação sobre os mais ricos, mas Mendes teme que o Congresso Nacional altere a proposta, prejudicando os estados e municípios.

[Continua depois da Publicidade]

O governador alerta que, se a compensação não for total, o próprio governo federal e a população serão os mais prejudicados.

Ele compara a situação com a gestão de Mato Grosso, que tem apresentado bons resultados econômicos e fiscais nos últimos anos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.