Gefron completa 18 anos de atuação na fronteira entre Brasil e Bolívia

O grupamento começou a operar em 2002 e atualmente conta com efetivo de 140 policiais

Fonte: Sesp-MT

Gefron lago
Gefron
Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

Em 2020, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron-MT) completa 18 anos de atuação nos 983 km de fronteira do Brasil com a Bolívia. Para celebrar a data, a corporação promoverá, no mês de março, várias atividades esportivas, de capacitação e homenagens a sociedade, autoridades e parceiros do grupamento.

O evento que marca o início das festividades é a 3º Corrida do Gefron, “Desafio da Fronteira”, voltada para crianças e adultos, a ser realizada neste fim de semana (07.03 e 08.03), no município de Cáceres (a 217 km ao Oeste de Cuiabá).

A largada da corrida para o público infantil será às 16 horas deste sábado (07.03), na Praça Barão do Rio Branco. Já os adultos iniciam a competição na manhã de domingo (08.03), com opções de trajeto de 5 e 10 quilômetros. Para o público adulto serão premiadas as categorias femininas e masculinas, do primeiro ao quinto lugar, com valores entre R$ 2 mil e R$ 500.

Também no mês de março será realizada a formatura de militares que concluíram o Curso de Patrulha de Interdição de Fronteira (CPFron) e o 6º Torneio de Tiro. As comemorações encerram com a entrega da Medalha do Mérito Policial de Fronteira às pessoas que contribuem para as atividades do Gefron.

[Continua depois da Publicidade]

“Temos obtido importantes resultados na repressão aos crimes de fronteira. Pensamos em uma programação para inserir a população e demais agentes de segurança pública das esferas municipal, estadual e federal nas nossas comemorações. Nosso compromisso é garantir a redução dos índices criminais em toda a área de atuação”, enfatizou o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Fábio Ricas.

O Gefron passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços em 13 de março de 2002. Os 140 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

A base operacional do grupamento fica no município Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa, que fica na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.