Durante mais uma etapa da Operação Tolerância Zero, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio da Rotam, fechou um garimpo ilegal nesta sexta-feira (25) na zona rural de Matupá, a cerca de 720 km de Cuiabá. A ação resultou na apreensão de duas escavadeiras e duas motobombas utilizadas na extração mineral irregular.
Um homem, identificado como filho do proprietário da área, foi detido por crime ambiental. Aos policiais, ele afirmou que o local estava inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e possuía licença de operação, mas admitiu que a atividade acontecia fora da área autorizada, em desacordo com a legislação.
As equipes utilizaram tecnologias de georreferenciamento para identificar áreas com indícios de desmatamento. No local, os militares confirmaram a presença de maquinários ainda operando ilegalmente. Todo o equipamento foi encaminhado à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, enquanto o suspeito foi levado à delegacia para registro da ocorrência.
Esta é a terceira ocorrência envolvendo garimpos irregulares nesta semana em Mato Grosso. Na terça-feira (22), uma operação em Novo Mundo apreendeu motobombas, dragas e combustível, com os equipamentos sendo inutilizados pela impossibilidade de remoção. Nenhum suspeito foi encontrado no local.
Na quarta-feira (23), em Terra Nova do Norte, os policiais localizaram um trator, quatro motobombas e um tanque de combustível também utilizados em mineração ilegal. A propriedade possuía CAR, mas não apresentava autorização para a atividade mineral. Nenhuma pessoa foi presa na ocasião.
A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo 190 ou pelo número 0800.065.3939, auxiliando no combate aos crimes ambientais em todo o Estado.