Gaeco deflagra operação contra investigados por roubo de fertilizantes em Mato Grosso

Fonte: CenarioMT

gaeco
Foto: Gaeco-MT

Ao menos 25 mandados estão sendo cumpridos nesta quarta-feira (27) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO – em Mato Grosso, em desfavor de investigados em crimes de furto, roubo, estelionato e desvio de cargas de fertilizantes agrícolas.

As ações estão sendo realizadas em Rondonópolis e Cáceres, além de São Gabriel do Oeste e Dourados, no Mato Grosso do Sul. A operação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar.

As investigações do GAECO apontam que os criminosos agiam de várias maneiras para cometer roubos de fertilizantes. Geralmente, crimes ocorriam quando o produto ainda estava na posse de motoristas, que também eram cooptados para a prática.

Os produtores rurais acabavam recebendo material adulterados, ao invés de receber os produtos originais que haviam comprado. A operação foi nomeada de ‘Placebo’ devido à simulação feita pelos criminosos para trocar a carga.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda de acordo com as investigações, os defensivos originais eram também adulterados e multiplicados, sendo revendido para outros produtores com baixa ou nenhuma qualidade.

A organização criminosa chegou a movimentar mais de R$ 39 milhões somente em 2019.

Ainda segundo o Gaeco, várias empresas atuavam como verdadeiras “fabricantes” de nota fiscal, com a finalidade de legalizar a entrada do produto em estoque, sendo que essas empresas ainda eram utilizadas para emissão de notas fiscais de venda e transporte do material subtraído, com aparência de produto legal.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.