Uma frente fria está a caminho de Mato Grosso, prometendo derrubar as temperaturas em 39 municípios do estado a partir da madrugada desta quarta-feira (28). O fenômeno deve permanecer até o final de semana, com risco à saúde devido ao declínio de mais de 5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto a Capital terá um “refresco”, cidades como Alto Taquari e Tangará da Serra podem registrar mínimas de até 12°C.
Em Chapada dos Guimarães, conhecida por seu clima mais ameno, a quarta-feira deve ter mínima de 13°C e máxima de 27°C. Na quinta-feira, a máxima se mantém, mas a mínima cai para 12°C. A partir de sexta-feira (30), o tempo começa a esquentar gradativamente, com termômetros variando entre 14°C e 32°C.
Já em Alto Taquari, a previsão para quarta-feira é de temperaturas entre 13°C e 26°C. A mínima se mantém para quinta-feira, mas a máxima tem uma leve queda, chegando a 23°C. Na sexta-feira (30), a mínima prevista é de 12°C, com máxima de 30°C, indicando um aquecimento gradual.
Tempestade em Tangará da Serra e previsão para a Capital
Para Tangará da Serra, o Inmet emitiu um alerta de tempestade, classificando a situação como perigosa. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e risco de queda de granizo. Essas condições podem causar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Na cidade, a mínima esperada para esta quarta-feira é de 13°C e a máxima, de 24°C. Na quinta-feira, o termômetro deve oscilar entre 12°C e 22°C. Já na sexta-feira, a mínima se mantém, mas a máxima esperada é de 27°C.
Em Cuiabá, os moradores também sentirão o “refresco” da frente fria, com as temperaturas não ultrapassando os 28°C até o sábado, conforme o Inmet.
Confira a previsão para Cuiabá:
- Quarta-feira (28): Mínima de 18°C e máxima de 28°C
- Quinta-feira (29): Mínima de 16°C e máxima de 24°C
- Sexta-feira (30): Mínima de 17°C e máxima de 23°C
- Sábado (31): Mínima de 17°C e máxima de 24°C
Municípios em alerta para a frente fria:
A seguir, a lista completa dos 39 municípios mato-grossenses que devem ser afetados pela frente fria:
- Alto Araguaia
- Araputanga
- Barão de Melgaço
- Barra do Bugres
- Cáceres
- Campo Novo do Parecis
- Campos de Júlio
- Comodoro
- Conquista D’Oeste
- Cuiabá
- Curvelândia
- Figueirópolis D’Oeste
- Glória D’Oeste
- Indiavaí
- Itiquira
- Jangada
- Jauru
- Lambari D’Oeste
- Mirassol D’Oeste
- Nossa Senhora do Livramento
- Nova Lacerda
- Nova Olímpia
- Pedra Preta
- Poconé
- Pontes e Lacerda
- Porto Esperidião
- Porto Estrela
- Reserva do Cabaçal
- Rio Branco
- Rondonópolis
- Rosário Oeste
- Salto do Céu
- Santo Antônio do Leverger
- São José dos Quatro Marcos
- Sapezal
- Tangará da Serra
- Vale de São Domingos
- Várzea Grande
- Vila Bela da Santíssima Trindade