Formação em Mato Grosso fortalece inclusão de estudantes da educação especial

Professores de salas de recursos multifuncionais se reúnem para trocar experiências e aprimorar o Atendimento Educacional Especializado.

Fonte: CenárioMT

Formação em Mato Grosso fortalece inclusão de estudantes da educação especial
Formação em Mato Grosso fortalece inclusão de estudantes da educação especial - Foto: SEDUC

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Mato Grosso promove, de 19 a 21 de agosto, uma formação direcionada a professores das salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais, abrangendo os 13 polos regionais de educação. O evento ocorre no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.

O encontro visa a formação continuada e o intercâmbio de experiências, desafios e boas práticas na implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço que complementa a escolarização de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

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O AEE busca superar barreiras e promover a autonomia dos estudantes, fornecendo recursos pedagógicos e estratégias que garantam participação plena no processo de ensino-aprendizagem. A capacitação permite a replicação de métodos bem-sucedidos e reforça a importância da formação continuada para a inclusão escolar.

Durante a formação, será lançado o Caderno de Orientações Pedagógicas do AEE, guia que orienta a atuação dos professores em sala de recursos multifuncionais, abordando a estruturação do trabalho, a articulação entre profissionais e as responsabilidades compartilhadas. A programação também inclui apresentações de boas práticas nas escolas e atividades práticas conduzidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, a iniciativa reafirma o compromisso do Estado com uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo igualdade de oportunidades para todos os estudantes. “Muitas vezes, o aprendizado vai além dos livros. Quando um aluno consegue escrever o próprio nome ou interagir com os colegas pela primeira vez, sentimos que todo esforço vale a pena”, destacou.

Para a professora Francisca Xavier de Araújo, da Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães, em Rondonópolis, a formação é essencial para aprimorar o atendimento em sala de aula. “Para nós, que trabalhamos com alunos do público-alvo da educação especial, é emocionante ver os avanços e a felicidade deles com cada conquista”, concluiu.

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Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]