Na abertura do Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizada nesta segunda-feira (16), a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou a importância da atuação integrada entre órgãos de segurança e meio ambiente no enfrentamento aos incêndios florestais em Mato Grosso.
“A Sema e o Corpo de Bombeiros Militar atuam conjuntamente, promovendo planejamento e ações estratégicas em busca de eficiência na prevenção, no combate e na responsabilização de ilícitos”, afirmou Lazzaretti durante o evento.
Ela também ressaltou que há uma cooperação efetiva com o Ministério Público, o Poder Judiciário e entidades do setor produtivo, o que fortalece a política ambiental no estado. “Temos um modelo de governança diferenciado, que se tornou referência no país e motivo de muito orgulho”, pontuou.
A secretária ainda destacou o papel do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BEA) nas operações. “A atuação firme, incansável e estratégica do BEA é fundamental para proteger nossos três biomas – Cerrado, Pantanal e Amazônia. Cada um deles possui características específicas que demandam respostas técnicas e grande capacidade de adaptação”, reforçou.
Cerca de 30 servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente participam do Forest Fire 2025, que segue até quarta-feira (18), reunindo especialistas e autoridades para debater soluções na gestão de incêndios florestais.