Forças de segurança empregarão 3.800 profissionais durante Carnaval

Durante os seis dias de festa, serão empregados 3.828 profissionais e 765 viaturas e aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioaper), que vão auxiliar as forças de segurança na repressão à criminalidade.

Fonte: Redação CenárioMT

forcas de seguranca empregarao 3 800 profissionais durante carnaval 5c785a6d5cc31

Mais de três mil policiais vão reforçar a segurança pública nos 28 pontos de carnaval de 25 municípios que já informaram que terão festas em espaços públicos em Mato Grosso. As ações preventivas e repressivas começam nesta sexta-feira (01.03) e seguem até a próxima quarta-feira (06.03), com reforços de profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito. Durante os seis dias de festa, serão empregados 3.828 profissionais e 765 viaturas.

Aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioaper) também vão auxiliar as forças de segurança na repressão à criminalidade, realizando sobrevoos nos locais de carnaval da região metropolitana, além da base de Sorriso, que atuará no reforço à região Norte do estado.

“O planejamento é a tônica para reforçar a segurança nos bailes carnavalescos e para isso a secretaria trabalha com a integração das forças. Reduzimos folgas e férias para que todo o efetivo atue durante o carnaval e tenhamos mais policiais nas ruas, em todos os locais de festa no estado”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28.03), acrescentando que além dos locais de festa, as forças de segurança farão patrulhamento ostensivo para garantir a segurança da população em geral.

A Polícia Militar atuará durante os seis dias de festa carnavalesca com um efetivo geral de 1.273 profissionais e 472 viaturas distribuídos nas 15 regiões integradas de segurança pública. “As unidades policiais especializadas da PM – Rotam (Ronda Ostensiva Tático Metropolitana), Bope (Batalhão de Operações Especiais) e Força Tática também atuarão durante as festividades. Empregamos os policiais que atuam em áreas administrativas para fornecer esse reforço no período carnavalesco, visando sempre à segurança da população”, frisou o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis.

[Continua depois da Publicidade]

As equipes das delegacias serão reforçadas nas cidades com locais de carnaval para atender prontamente as possíveis ocorrências. “Na região metropolitana de Cuiabá haverá reforço de mais 74 policiais civis e no interior de 63 profissionais, além dos que já trabalharão nas escalas normais. No total, a Polícia Judiciária Civil terá um efetivo de 595 policiais e 203 viaturas empregadas no período de carnaval”, pontua o delegado-geral da instituição, Mário Dermeval Rezende.

3f95afc3 c936 0292 f49b 88a4f072c8dd?t=1551382520475

Com atuação ostensiva e preventiva, o Corpo de Bombeiros empregará equipes nos pontos de bailes carnavalescos atuando com um efetivo total de 1.135 militares e 43 viaturas operacionais. O trabalho da corporação começou antes das festividades, com a vistoria dos locais de concentração de público e das estruturas. como informa o comandante-geral da corporação, coronel Alessandro Borges. “Fiscalizamos e vistoriamos todos os locais nos municípios que terão festas populares. Um dos critérios foi certificar que os locais comportariam o público estimado. Outro detalhe era se a estrutura montada estava dentro das normas de segurança. Somente após essas verificações os documentos de liberação são emitidos”, explica o militar.

A Politec terá um efetivo de 545 profissionais, entre médicos peritos, papiloscopistas, peritos criminais e técnicos de necropsia e laboratório, e 44 veículos disponíveis para pronta atuação das equipes, conforme informou o diretor geral, Rubens Okada.

[Patrocinado]

Com foco na prevenção e orientação ao público frequentador do carnaval, o Detran-MT começou a campanha nas ruas da capital, com o slogan “Não vá na contramão da folia – Unidos pela prevenção”. O trabalho orientativo também será realizado nos pontos de carnaval em Cuiabá, no interior e rodovias estaduais que dão acesso à Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger. “As ações promovidas pela Escola Pública de Trânsito destinam-se à sensibilização de todos, para os riscos da combinação de bebida alcoólica e direção, além do abuso de velocidade”, informou o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcellos.

Balanço final

As ocorrências da operação Carnaval 2019 serão divulgadas em coletiva de imprensa na quinta-feira, 07 de março, na Secretaria de Segurança Pública. O horário será posteriormente informado.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.