O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (26) por meio da portaria 1.030/2025, estabelece que a atuação ocorrerá entre 28 de setembro e 7 de outubro de 2025.
O objetivo da mobilização é apoiar os órgãos de segurança pública nos eventos relacionados à segurança da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025).
O emprego da Força Nacional foi solicitado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela coordenação do certame. O apoio deverá cobrir atividades necessárias à preservação da ordem pública, da segurança de pessoas e do patrimônio. As provas objetivas do concurso serão aplicadas em 5 de outubro.
O documento, assinado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, estabelece que o Governo do Estado de Mato Grosso será responsável por fornecer todo o suporte logístico necessário para o trabalho dos agentes da Força Nacional.
Detalhes do Concurso Unificado em Mato Grosso
Mato Grosso registrou 12.216 inscrições confirmadas para a segunda edição do CPNU. As candidatas mulheres representam a maioria dos inscritos no estado, somando 59% do total.
As provas serão aplicadas em oito municípios mato-grossenses:
- Alta Floresta
- Barra do Garças
- Cáceres
- Cuiabá
- Rondonópolis
- Sinop
- Tangará da Serra
- Várzea Grande
Os locais exatos da prova já estão disponíveis para consulta no site da banca examinadora do CNU, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O bloco temático que despertou mais interesse no estado foi o Bloco 5 (Administração), com 3.132 inscrições homologadas. Em seguida, aparece o Bloco 9 (Intermediário – Regulação), com 2.813 inscritos. No total, o CPNU 2025 está oferecendo 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades federais.