Fogo atinge Parque Serra Azul em Nobres

Parque deve ficar fechado até domingo. Bombeiros pediram reforços para conseguir combater as chamas.

Fonte: G1 MT

whatsapp image 2019 09 05 at 11.07.19
Chamas atingiram a área do Parque na madrugada desta quinta-feira (5) — Foto: SESC Pantanal

Um incêndio em uma região de morros se alastrou e atingiu o Parque Serra Azul, em Nobres, a 151 km de Cuiabá, na madrugada desta quinta-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início no domingo (1º), numa área de proteção ambiental e acabou avançando.

Ainda segundo os bombeiros, as chamas se alastraram rapidamente e também atingiram uma área de pastagem. Por ser uma região de morros e muito acidentada, as equipes que fazem o combate por terra enfrentam dificuldades.

Dessa forma, o ataque aos focos também está sendo feito com o apoio de uma aeronave. Devido às condições do incêndio foram requisitados mais reforços com equipes de intervenção operacional, integradas com militares do Exército.

whatsapp image 2019 09 05 at 11.07.21
Imagem do alto da Serra Azul mostra o incêndio se alastrando — Foto: SESC Pantanal

Bombeiros, Exército, agentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de Nobres estão mobilizados para combater o incêndio florestal que já atingiu toda a parte superior da Cachoeira Serra Azul.

[Continua depois da Publicidade]

Como o Parque está sobre gerência do Serviço Social do Comércio (SESC), os brigadistas das unidades de Poconé e Barão de Melgaço também estão atuando no combate às chamas.

fogo nobres.png
Fogo se alastra rapidamente, segundo bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros – MT

Três veículos auto rápido florestal, um auto tanques para abastecimento de combustível de aeronave, um caminhão pipa com capacidade para 8 mil litros de água, dois caminhões com tanque reboque com capacidade para 3 mil litros de água, uma estrutura de piscina com capacidade para 15.000 litros água estão sendo utilizado para extinguir o fogo.

As equipes também contam com o apoio de moradores das fazendas da região.

A unidade de conservação não registrava incêndios há quatro anos. E, diante da situação, o Parque permanecerá fechado, provisoriamente, até o domingo (8).