Focos de calor concentram-se em 31 cidades de MT e acendem alerta sobre queimadas

Mais de 70% dos focos de calor em Mato Grosso estão restritos a pouco mais de 20% dos municípios, segundo boletim da SES-MT.

Fonte: CenárioMT

Focos concentram-se em 31 cidades de MT e acendem alerta sobre queimadas
Foto: CBMMT

Mais de 71% dos focos de calor registrados no primeiro semestre de 2025 estão concentrados em apenas 31 municípios de Mato Grosso, conforme relatório divulgado pelo Programa Vigiar, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Isso representa 21,8% do total de cidades do estado.

As localidades foram classificadas como de risco crítico para queimadas, com base em uma escala que vai de risco mínimo a crítico. Entre janeiro e junho, foram contabilizados 3.538 focos em todo o estado. Destes, 2.530 ocorreram nos 31 municípios considerados mais vulneráveis.

[Continua depois da Publicidade]

Embora os dados representem uma queda de 59,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 8.798 registros, a concentração em poucas regiões reforça o alerta sobre a urgência de medidas preventivas. Historicamente, os meses de agosto e setembro concentram o maior número de ocorrências.

Mesmo municípios fora da faixa crítica podem vivenciar um agravamento rápido do cenário caso ações imediatas não sejam adotadas. O especialista em saúde ambiental, Ricardo Batista, alerta que as respostas às queimadas não devem esperar os meses mais severos.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo ele, o avanço dos focos nas regiões Norte e Centro-Sul do estado exige a mobilização comunitária, campanhas educativas e reforço na vigilância ambiental para evitar impactos ainda maiores na saúde da população.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.