Fiscalização da Sema-MT apreende 136 kg de minhocuçu durante a Operação Piracema

O minhocuçu é usado ilegalmente como isca por pescadores, mas a sua captura e venda são proibidas

Fonte: Nayara Takahara | Sema-MT

Ao todo, 785 minhocuçus foram apreendidos e devolvidos ao seu habitat natural              Crédito - Sema-MT
Ao todo, 785 minhocuçus foram apreendidos e devolvidos ao seu habitat natural Crédito - Sema-MT

A equipe de fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu 136 kg de minhocuçu durante patrulhamento terrestre realizado no Distrito de Bom Jardim, em Nobres (a 121 km de Cuiabá). A ação ocorreu no âmbito da Operação Piracema, realizada no fim de semana.

O minhocuçu é considerado um animal silvestre e pode passar de 60 centímetros de comprimento.

A ação contou com o apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar e foi deflagrada após denúncias anônimas de captura de minhocas na região. Os infratores não foram encontrados no local. Ao todo, 785 minhocuçus foram apreendidos e devolvidos ao habitat natural.

O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso começou no dia 2 de outubro e segue até 1º de fevereiro de 2024.

[Continua depois da Publicidade]

Os agentes ambientais estão em campo fiscalizando a pesca ilegal e realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies.

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).