Começa nesta segunda-feira (14) a 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, que segue até domingo (20) no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Com entrada gratuita, o evento conta com o apoio do governo estadual por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Serão exibidos 48 filmes ao longo da programação, incluindo mostras competitivas de longas e curtas-metragens. Destaque para quatro produções locais na mostra de curtas: O Último Varredor, Albuesas, Maira Porongyta e Reagente. Entre os longas, figuram títulos como Kopenawa: Sonhar a Terra Floresta (RJ) e Pedra Vermelha (RS).
Com o tema “Decolonizando a Amazônia”, o festival busca provocar reflexões sobre a construção social e cultural da região, valorizando saberes tradicionais. O homenageado desta edição é Silvino Santos (1886–1970), pioneiro do registro audiovisual da floresta.
A abertura oficial ocorre nesta segunda-feira, às 19h30, com a exibição de “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”, dirigido por Santos. Durante a semana, a partir das 19h, o público poderá assistir e votar nos filmes concorrentes ao Troféu Coxiponé. O Cinema Escola oferece sessões infantis entre terça e quinta (15 a 17), a partir das 14h, e a Sessão Melhor Idade será na sexta (18), às 15h.
Também estão previstas sessões especiais com filmes premiados em outras edições, debates, oficinas de roteiro e produção executiva e o “Seminário Decolonizando a Amazônia”. A premiação acontece no domingo (20), às 21h20, coroando os destaques com o Troféu Coxiponé. A programação completa está disponível no site oficial do festival.