Feira da Agricultura Familiar de Cuiabá ganha novidades e atrai público

Fonte: CENÁRIOMT

Feira da Agricultura Familiar de Cuiabá ganha novidades e atrai público

Novos itens enriqueceram a tradicional Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, realizada na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá. Entre legumes, verduras, frutas, temperos, artesanato, salada de frutas, manga temperada e muito mais, a 6ª edição do evento, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat), na segunda-feira (9), apresentou ainda tapetes artesanais, verduras hidropônicas, salgados em bandejas e bolos de “cacau cuiabano”.

Quem não pôde comparecer, pode se programar para as próximas edições, que acontecem no próximo mês: dia 7, na Praça da República, e dia 14, novamente na Praça Alencastro, sempre às segundas-feiras. Os feirantes celebram a fixação do horário das 10h às 18h para ambas as praças.

[Continua depois da Publicidade]

“Está sendo uma oportunidade muito boa. Mais um ponto na cidade para vendermos nossos produtos. Participo de feiras desde 2011, na Avenida Brasil e no CPA. Além de chás, temperos, café torrado e em grãos, minha esposa faz tapetes com retalhos, que trouxemos para apresentar aos clientes que circulam e trabalham no centro da cidade. Cada região tem seu público diferenciado, o que é ótimo para nós feirantes”, comentou João Vicente Rodrigues, da Comunidade Pai Joaquim.

Larissa Evelyn, da Comunidade dos Ipês, na Ponte de Ferro, trouxe verduras hidropônicas, como alface, salsinha e coentro. Devido à sensibilidade dos produtos fresquinhos, permaneceu apenas no período da manhã.

[Continua depois da Publicidade]

Thaara Gayva, empreendedora cuiabana, ofereceu salgados em bandeja, como esfihas abertas e pãezinhos de canela. Após um tempo afastada do mercado, ela está retomando a produção. “Estou vendendo bem aqui. É uma ótima oportunidade de apresentar meu produto ao público. Está sendo bem aceito, já vendi quase tudo, e a feira vai até mais tarde”, revelou.

O cacau cuiabano também ganhou destaque na banca da dona Sandra Aparecida, que expôs biscoitos, francisquitos, farofa de pilão e o tradicional bolo de melado de cana, conhecido como o “cacau cuiabano”.

A gastronomia conquistou o gosto dos visitantes. “A feira começou antes do meio-dia e favoreceu bastante quem vende comida, pois muitos trabalhadores da região aproveitaram para comprar durante o almoço”, ressaltou Luís Alberto Rodrigues Leite, responsável pela organização da Feira da Agricultura Familiar da Smat.

As peças de artesanato, incluindo chinelos e tiaras bordadas à mão, encantaram pela variedade e beleza, agregando ainda mais diversidade à feira.

Entre as delícias, algodão doce, pipoca doce em potes, docinhos recheados de limão e potes com doces variados, inclusive com sabores mesclados, também fizeram sucesso.

“A cada edição, superamos as expectativas. Esse é nosso objetivo para fortalecer a produção do campo. Convidamos todos a prestigiar e somar conosco”, finalizou Luís Alberto.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.