Uma operação da Polícia Civil desarticulou, nesta quarta-feira (17), a atuação de um suspeito apontado como líder de facção criminosa em Mato Grosso. A Operação Rooster cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em uma chácara na zona rural de Campos de Júlio.
No local, os agentes encontraram cerca de 3 kg de maconha do tipo skunk, conhecida como supermaconha. A droga estava escondida em diferentes pontos do matagal e até enterrada, estratégia usada para dificultar a localização pelas autoridades.
Segundo as investigações iniciadas em 2022, o suspeito era responsável por armazenar, coordenar e distribuir entorpecentes na região, atuando como liderança da facção criminosa local. As entregas ocorriam principalmente à noite em pontos de venda do município.
Durante as buscas, os policiais também apreenderam 22 galos mantidos para rinha, alojados em baias individuais com acessórios típicos de combate, como biqueiras e buchas de espora. Um dos animais tinha valor estimado em R$ 20 mil.
O homem treinava os galos para venda e participação em rinhas, prática considerada crime de maus-tratos. Ele foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Campos de Júlio, onde também foram formalizadas as apreensões.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e responsabilizar todos os autores dos crimes.