Mato Grosso será palco de uma experiência cultural única entre 15 e 25 de setembro. A Casa Cuiabana abriga a exposição “Yakuni: Máscaras Sagradas e a Espiritualidade Mehinaku”, que traz quatorze máscaras sagradas confeccionadas pelo povo Mehinaku, habitantes do Alto Xingu. A mostra foi selecionada no edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Representantes dos Mehinakus estarão presentes na abertura, marcada para segunda-feira (15.9), às 8h, oferecendo ao público uma oportunidade de vivenciar a cultura e espiritualidade do grupo. A visitação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h.
Conhecidas como Yakuni, as máscaras representam seres espirituais e refletem a ligação entre o mundo humano e o mundo espiritual na visão Mehinaku. Cada peça é criada com a participação comunitária, integrando-se aos rituais sagrados e à tradição do povo.
Segundo Makaulaka Mehinako, coordenador do projeto, “É importante materializar o mundo espiritual no mundo físico, a partir dos sonhos dos pajés, permitindo que a sociedade compreenda nossa conexão com a natureza”.
Mais do que objetos artísticos, as máscaras Yakuni simbolizam saberes ancestrais, práticas rituais e a compreensão do equilíbrio entre natureza, espiritualidade e vida coletiva. O líder indígena enfatiza a alegria em compartilhar esses elementos com os visitantes, oferecendo um contato direto com a espiritualidade e a cultura Mehinaku.
Serviço:
Exposição: Yakuni: Máscaras Sagradas e a Espiritualidade Mehinaku
Período: 15 a 25 de setembro
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 14h às 20h
Local: Casa Cuiabana, Rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes – Cuiabá


















