Evento do Ministério Público de Mato Grosso reforça combate ao racismo e defesa dos direitos humanos

A abertura oficial será conduzida pelo procurador de Justiça titular da Especializada, José Antônio Borges Pereira

Fonte: CENÁRIOMT

Evento do Ministério Público de Mato Grosso reforça combate ao racismo e defesa dos direitos humanos

Para marcar o Dia da Consciência Negra, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) realizará, nesta quarta-feira (19), o evento online “Dia da Consciência Negra: Ações que inspiram, mudanças que libertam”, com o objetivo de estimular reflexões sobre igualdade racial, diversidade e combate ao racismo estrutural.

 

[Continua depois da Publicidade]

O evento é promovido pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.

 

[Continua depois da Publicidade]

A programação será transmitida ao vivo, das 9h às 11h (horário de Mato Grosso), pelo canal oficial do MPMT no YouTube e pela plataforma Microsoft Teams. O encontro é aberto a membros, servidores, estagiários, residentes, colaboradores, estudantes e ao público em geral.

 

A abertura oficial será conduzida pelo procurador de Justiça titular da Especializada, José Antônio Borges Pereira. Em seguida, às 9h15, a professora Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva ministrará a palestra “As políticas de ações afirmativas no serviço público e a importância das comissões de heteroidentificação racial”, com debate mediado pelo promotor de Justiça Rinaldo Ribeiro de Almeida Segundo.

 

Para encerrar, às 10h30, a professora Jacy Proença apresentará a palestra “Políticas Municipais para a Igualdade Racial: a experiência de Cuiabá nos anos 2000”, também debatida pelo promotor Rinaldo Segundo.

 

“O Dia da Consciência Negra não é apenas uma data simbólica, mas um chamado à transformação. Precisamos reconhecer que o racismo estrutural ainda é uma realidade e que o enfrentamento exige ações concretas e contínuas”, destaca o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]