Evento debate fortalecimento dos conselhos tutelares em Mato Grosso

Durante o encontro, o procurador de Justiça ressaltou a importância de os municípios aderirem ao Selo UNICEF até o dia 23 de julho.

Fonte: CENÁRIOMT

Evento debate fortalecimento dos conselhos tutelares em Mato Grosso

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, participou do Encontro de Conselheiros Tutelares e de Direitos de Mato Grosso, realizado nesta quarta-feira (2), no Conselho Regional de Contabilidade, em Cuiabá.

 

[Continua depois da Publicidade]

Durante o encontro, o procurador de Justiça ressaltou a importância de os municípios aderirem ao Selo UNICEF até o dia 23 de julho. “Infelizmente, nem 50% dos municípios mato-grossenses aderiram ao Selo UNICEF. Os municípios precisam ter a visão de que criança e adolescente são prioridade absoluta. Eu conclamo e solicito que os municípios que ainda não aderiram possam aderir.”

 

[Continua depois da Publicidade]

Conforme levantamento apresentado no encontro, em Mato Grosso, apenas 57 municípios participam desta edição do Selo UNICEF, sendo que cidades como Cuiabá, Tangará da Serra, Sorriso, Poconé e Rosário Oeste ainda não aderiram.

 

Promovido pela equipe do Selo UNICEF, o evento teve como objetivo fortalecer a atuação dos conselhos e ampliar o debate sobre a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em todo o estado. “São orientações de como atuar na área da saúde, de como atuar com relação ao plano da primeira infância, da importância, da valorização. A atuação desses conselheiros também na área da saúde e da assistência social. Isso é fundamental”, destacou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.

 

No encontro, os participantes também discutiram o papel dos conselhos tutelares à luz da Lei nº 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida. O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, aplicando medidas de proteção e orientando as famílias, sempre em articulação com os serviços de saúde, educação, assistência social, previdência, justiça e segurança.

 

O Selo UNICEF é uma iniciativa que visa fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes em mais de dois mil municípios do Semiárido e da Amazônia. O UNICEF estimula e apoia os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e a avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.