Estudantes debatem justiça climática em conferência ambiental em Mato Grosso

Mais de 120 alunos participam da etapa estadual da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com apenas um projeto seguindo para a final em Brasília.

Fonte: CenárioMT

Assessoria | Seduc-MT
Estudantes debatem justiça climática em conferência ambiental - Foto: SEDUC

Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente reuniu mais de 120 estudantes no Sesc Pantanal, em Mato Grosso, entre os dias 5 e 7 de agosto. O encontro estadual é organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil por meio de projetos que abordam questões socioambientais.

Dos 125 projetos inscritos no estado, 48 foram selecionados para esta fase. Apenas um será classificado para representar o estado na etapa nacional da conferência, que ocorre em outubro, em Brasília.

[Continua depois da Publicidade]

Na abertura do evento, a secretária-adjunta Mozzara Espencer, representando o secretário de Educação, destacou a importância do engajamento dos jovens. “Chegar até aqui já é uma grande vitória”, afirmou, ao parabenizar os estudantes pelos projetos inovadores.

Ruthineia Moraes, superintendente de Étnico Ambiental da Seduc, lembrou que a conferência vem sendo preparada desde o ano anterior com a participação ativa de escolas, professores e alunos das 13 Diretorias Regionais de Educação. “A emoção é grande por ver esse momento acontecer”, declarou.

[Continua depois da Publicidade]

O representante do MEC, Ângelo Miranda, elogiou a organização da etapa estadual e a seriedade com que o processo foi conduzido. Segundo ele, nenhum outro estado apresentou uma estrutura comparável à de Mato Grosso.

O evento segue até quinta-feira (7), quando será anunciado o projeto selecionado para a etapa nacional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.