O primeiro grupo de estudantes que representa Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2025 chegou nesta terça-feira (9.9) a Brasília (DF). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Os atletas, com idades entre 15 e 17 anos, foram classificados durante os Jogos Estudantis Mato-Grossenses promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Eles competem até o próximo sábado (13.9) nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa.
Segundo o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Beto Corrêa, “acompanhamos a partida desse primeiro grupo e vimos a expectativa, a emoção e a alegria por representarem o Estado na maior competição para jovens do Brasil. Além do apoio da equipe da Secel, estamos todos torcendo para que seja uma experiência que reforce o poder transformador do esporte”.
O evento reúne 4.700 atletas de todo o país e abrange 20 modalidades esportivas entre 10 e 25 de setembro. Mato Grosso participa com 225 estudantes divididos em três blocos de viagem, também organizados pela Secel.
O segundo bloco de competições ocorre de 14 a 19 de setembro, com modalidades como triathlon, wrestling, basquetebol, futsal e vôlei de praia, incluindo 67 atletas mato-grossenses. O terceiro bloco, de 20 a 25 de setembro, contará com 94 estudantes disputando badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.
A maior parte das disputas ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), incluindo a sede do comitê organizador, centro de convivência e restaurante, além de nove modalidades. As demais modalidades serão realizadas em outros 16 locais de Brasília.
A abertura oficial será nesta quarta-feira (10), às 18h, transmitida pelo canal do YouTube do Time Brasil.
Os Jogos da Juventude são reconhecidos como porta de entrada para novos talentos do esporte olímpico brasileiro, tendo revelado ídolos como Beatriz Souza, Sarah Menezes, Duda Lisboa, Alison dos Santos, Caio Bonfim, Rosângela Santos, Mayra Aguiar, Fernando Scheffer e Rodrygo, entre outros. A competição é organizada pelo COB com apoio do Governo do Distrito Federal.


















