Estudantes de Mato Grosso embarcam para intercâmbio cultural na Inglaterra

Cem jovens da rede estadual participam da 3ª edição do programa MT no Mundo, com 21 dias de aulas de inglês e experiências culturais em sete cidades inglesas.

Fonte: CenárioMT

Estudantes de Mato Grosso embarcam para intercâmbio cultural na Inglaterra
Foto: Matheus Carvalho | Seduc-MT

O primeiro grupo de 100 estudantes da rede estadual selecionados para a 3ª edição do programa Mato Grosso no Mundo embarcou nesta sexta-feira (12.09) pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. O programa oferece 21 dias de aulas intensivas de inglês e imersão cultural em cidades como Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool.

Melissa Koon, de 16 anos, da Escola Estadual Militar Tiradentes Coronel PM Jorge Luiz Magalhães, em Querência, destacou que sempre sonhou com essa oportunidade: “Será uma experiência incrível”. Aquiles França do Nascimento, também de 16 anos, da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá, ressaltou a importância da viagem para o futuro e currículo acadêmico.

[Continua depois da Publicidade]

Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande, pretende apresentar o lado acolhedor de Mato Grosso e suas belezas naturais, incluindo o Pantanal e a Chapada dos Guimarães. Já o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, da Escola Estadual Albert Einstein, em Guarantã do Norte, embarca com o segundo grupo e vê a viagem como uma grande oportunidade de troca cultural.

Na despedida, o governador parabenizou os estudantes e agradeceu a primeira-dama, Virgínia Mendes, embaixadora do projeto. O secretário de Educação, Alan Porto, chamou os jovens de embaixadores da educação pública no exterior e destacou que eles voltarão mais preparados, com domínio aprimorado da língua inglesa e experiências culturais enriquecedoras.

[Continua depois da Publicidade]

O programa envolve ainda 14 monitores, um psicólogo da rede estadual e 13 professores que farão o curso intensivo Teacher Training Courses em Londres. Com mais de R$ 16 milhões em investimentos, o MT no Mundo cobre passagens, hospedagem, alimentação, seguro, chip de internet, transporte, emissão de documentos e uma ajuda de custo semanal de 250 libras. A iniciativa integra o Plano EducAção 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.