Estudantes de Lucas do Rio Verde recebem medalhas de olimpíadas em Educação

Ao todo, 92 estudantes foram medalhistas da Oba e da Obmep em 2018

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

Como forma de reconhecimento do esforço e dedicação, 92 estudantes de Lucas do Rio Verde receberam, na noite desta terça-feira (27), as honrarias da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Receberam medalhas alunos das redes municipal e particular de ensino.

Realizada em maio de 2018, a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) contou com a participação de 8.456 escolas e um total de 774.232 alunos de todo Brasil. De Lucas do Rio Verde, foram medalhistas 72 alunos, sendo 37 alunos de 4 escolas da rede municipal e 35 alunos de duas escolas particulares. O objetivo da olimpíada é difundir o conhecimento astronômico correto e atual entre alunos e professores e estimular o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins.

[Continua depois da Publicidade]

Já a Obmep, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está em sua 14ª edição e incluiu pela primeira vez os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais. Ao todo, a prova, realizada em outubro, teve a participação de um 1,5 milhão de alunos de aproximadamente 20 mil escolas públicas do país. Em Lucas do Rio Verde, foram medalhistas 20 alunos de 5 escolas municipais. O objetivo da Obmep é estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, promover a inclusão social, incentivar o aperfeiçoamento dos professores e também identificar novos talentos.

A secretária de Educação, Cleusa De Marco, destacou o resultado dos estudantes e o trabalho dos professores para promover o melhor desempenho entre os alunos. “Este é coroamento de mais um trabalho desenvolvido nas redes de ensino, um destaque muito importante nas olimpíadas, não é apenas o símbolo da medalha, mas é a oportunidade de continuar o desenvolvimento dessas crianças, aprofundar o conhecimento nessas áreas e descobrir talentos. Queremos agradecer imensamente aos profissionais da Educação, os professores que são os grandes incentivadores das nossas crianças a buscar mais, a pesquisar mais e a acreditar no potencial de cada um”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

Fabiana Costa Bebber é mãe dos gêmeos Rafael e Gabriel, que estudam na Escola São Cristóvão, e está muito orgulhosa do resultado dos alunos. “Coração feliz e orgulhoso com dois filhos premiados, são muito dedicados e a escola incentiva muito e eles também recebem muito apoio de casa. Todos temos responsabilidades e a deles é estudar, então precisa ser bem feito e eu tenho muito orgulho deles porque eles se esforçam e mostram que são bons nisso”, comentou.

A aluna Giovana Mazer, de 12 anos, do Centro Educacional Piaget contou que a preparação foi intensa, porém sem grandes dificuldades. “A gente tem que estudar bastante e se preparar, pra essa prova da Oba a gente teve acesso a um aplicativo com perguntas para se preparar bem e isso foi muito importante, fiquei muito feliz com o resultado que eu tive, sempre me dei bem em matemática, sempre gostei e não tenho dificuldade, mas é preciso insistir e com o tempo o resultado vem.”

O professor Márcio Torres de Almeida, que atua nas redes municipal e particular, enalteceu o empenho dos alunos na busca pelos melhores resultados e a importância em representar o município e o estado de Mato Grosso nacionalmente. “Fizemos o convite aos alunos para participarem das provas e aqueles que se destacaram tiveram seus resultados encaminhados aos organizadores, sendo premiados em ouro, prata e bronze. Mas a olimpíada não para na medalha, o gratificante é o pós porque dependendo do resultado do aluno, ele é convidado para participar de etapas nacionais e nós temos representante na 16º Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos (SP)”, explicou.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, parabenizou os estudantes e professores pelos resultados positivos nas olimpíadas e reforçou o empenho da gestão em fazer a educação luverdense cada vez melhor. “Para nós este momento é uma grande alegria pois estamos trabalhando muito pela Educação e ver estes resultados nos deixam felizes e orgulhosos. Parabenizo todos os estudantes, todos os professores e profissionais envolvidos neste processo e também os pais pelo incentivo. Como pai também me sinto bastante orgulhoso por ver o resultado do estudo da minha filha, que recebeu esta medalha. Esse resultado motiva toda equipe e nos inspira ainda mais para trabalhar por melhores resultados no futuro”, pontuou.

Confira as fotos: https://www.facebook.com/prefeituradelucasdorioverde/

 

Anexos:

Medalhas OBMEP

Medalhas OBA

 

Badminton da São Cristóvão ganha bronze nos Jogos Escolares da Juventude

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .