O ensino técnico em Mato Grosso alcançou novo reconhecimento com a seleção de cinco alunos da Escola Técnica Estadual de Campo Verde para o Programa de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os estudantes, que cursam o Ensino Médio junto a formações técnicas em Manutenção de Máquinas Industriais e Têxtil, foram contemplados com bolsas mensais de R$ 300 após se destacarem na etapa municipal da Mostra Estadual das Escolas Técnicas (MEET).
Os projetos abordam soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de resíduos da indústria do algodão, desenvolvimento de nanocristais de celulose e biochar, com aplicabilidade direta na agricultura. As pesquisas têm duração de 12 meses e envolvem desde revisão bibliográfica até a caracterização dos materiais coletados.
Segundo o professor doutor Mário Rodrigo dos Santos Soares, orientador dos alunos e pesquisador no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável, a iniciativa promove uma cultura científica nas escolas. “O programa proporciona aos jovens o primeiro contato com o método científico, algo essencial para a formação de futuros pesquisadores”, afirmou.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, destacou a relevância da conquista. Para ele, o desempenho dos alunos é reflexo do compromisso das Escolas Técnicas Estaduais em oferecer uma educação conectada com a ciência e voltada para resultados sociais.