A estudante Lívia Feitosa, do 8º ano da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, em Mato Grosso, foi escolhida para representar o estado na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorrerá em outubro, em Brasília.
Ela apresentará o projeto “Energia que gera vida: piscicultura sustentável com tanques de geomembrana, energia solar e robótica, como alternativa de renda”, que propõe o uso de placas solares e sensores em tanques de peixes como alternativa ecológica e econômica para a região pantaneira.
A iniciativa foi a mais votada na etapa estadual, realizada no Sesc Pantanal, em Poconé, entre os dias 5 e 7 de agosto, reunindo cerca de 125 participantes, incluindo 48 estudantes com propostas voltadas à temática da Justiça Climática.
Lívia destacou o apoio essencial de sua professora de Português, Josiane Silva, que acompanhou todo o desenvolvimento da ideia. “Conversei com ela e foi quem me orientou e esteve ao meu lado o tempo todo”, relatou a estudante, emocionada com a conquista.
Segundo a professora, o projeto nasceu da necessidade de buscar alternativas sustentáveis para a população local, cuja principal fonte de renda é a pesca, atividade impactada pela legislação da Cota Zero. “Vivemos em uma região do Pantanal que exige atenção e preservação dos peixes nativos”, afirmou Josiane.
Para Lívia, a oportunidade de participar da conferência representa a realização de um sonho. “Vou para Brasília dar o meu melhor. O povo de Barão de Melgaço merece essa conquista”, declarou.