O estudante de Mato Grosso, Jackson Ferreira, de 17 anos, conquistou duas medalhas de ouro na prova de potência máxima do ciclismo durante os Jogos da Juventude, realizados nesta quarta-feira (10.9), em Brasília (DF). A competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne 4.700 atletas de 15 a 17 anos em 20 modalidades esportivas, até 25 de setembro.
Jackson chegou a impressionantes 1.649 watts (W) na modalidade individual e também garantiu o ouro na disputa de dupla mista, ao lado de Camila Daeuble, de 15 anos. “Eu me preparei bastante, é a primeira vez que eu disputo uma competição fora do meu Estado. Nasci numa pequena cidade, chamada Marcelândia, e voltar para casa com duas medalhas de ouro já no primeiro dia é demais”, destacou o atleta.
A prova de ciclismo potência máxima exige um sprint de 6 segundos, com disputas masculinas, femininas e duplas mistas, inspirada em protocolos da União Ciclística Internacional (UCI).
Jackson estuda na Escola Estadual Paulo Freire, enquanto Camila é aluna da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangará da Serra. Eles integram a primeira delegação de Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2025, que conta com 225 estudantes de diferentes municípios do Estado, classificados durante os Jogos Estudantis Mato-Grossenses.
Os Jogos da Juventude são a maior competição nacional para jovens atletas e são reconhecidos como porta de entrada para novos talentos do esporte olímpico brasileiro. As disputas são organizadas em três blocos, com modalidades que vão desde atletismo e natação até badminton e taekwondo, entre 10 e 25 de setembro.


















