A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso participou nesta terça-feira (30) da abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil – Os Desafios da Inclusão, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O evento, que vai até 2 de outubro, reúne gestores, professores e especialistas em Educação Infantil e Inclusiva, com o objetivo de promover educação acessível e equitativa desde os primeiros anos de vida.
Durante o seminário, os participantes debatem a Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que estabelece as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, guiando práticas pedagógicas, de gestão e infraestrutura em todo o país. As diretrizes enfatizam a importância de ambientes de aprendizagem acolhedores e processos educativos que favoreçam o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.
Além de palestras e painéis, o seminário inclui momentos de diálogo e troca de experiências entre educadores, permitindo a construção conjunta de estratégias para fortalecer a Primeira Infância.
Os 13 diretores regionais de Educação da Seduc e seus coordenadores pedagógicos alinharam, junto aos secretários municipais de Educação, demandas e metas para a realização do Saeb 2025, previsto para o final deste mês.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso em consolidar uma educação pública humanizada e acessível. “A responsabilidade compartilhada assegura a construção de uma educação pública sólida, inclusiva e transformadora”, afirmou.
O presidente da Undime e secretário de Educação de Jangada, Sílvio Fidelis, reforçou a importância da colaboração entre Estado e municípios para o avanço da aprendizagem. “Essa parceria foi fundamental para melhorar os índices de ensino. Para oferecer educação de qualidade, é preciso união, e é assim que estamos avançando”, destacou.
Flávia Emanuelle Soares, secretária adjunta Executiva da Seduc, ressaltou o papel da cooperação institucional como base de políticas públicas efetivas. “As necessidades do município são as necessidades do Estado. Uma vez que o cidadão está no município, o dever é de todos”, comentou.
Adriana Tomasoni, secretária adjunta de Regime de Colaboração, destacou o trabalho conjunto voltado à alfabetização e à melhoria das metas educacionais. “A Sarc atua na rede estadual e colabora com as redes municipais, mantendo diálogo constante para aperfeiçoar políticas públicas”, explicou.
A abertura contou ainda com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, do promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, do deputado estadual Wilson Santos, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, além de representantes do Ministério da Educação e outras autoridades.