Duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso foram reconhecidas entre as cinco melhores do país na 2ª edição do Prêmio “Ponte para o Trabalho”. A iniciativa nacional homenageia instituições de ensino, empresas e órgãos que se destacam no apoio à oferta de vagas de estágio para estudantes.
A premiação, realizada em São Paulo, reconheceu as instituições com o maior número de alunos contratados como estagiários em 2024, com a mediação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
As escolas mato-grossenses premiadas foram a Escola Estadual Albert Einstein, de Guarantã do Norte (4º lugar), com 148 alunos cadastrados para estágio, e a Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Campo Verde (5º lugar), com 123 estudantes contratados. Ambas receberam o troféu na categoria Ensino Médio.
A conquista, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), demonstra o compromisso da rede estadual com o desenvolvimento do protagonismo juvenil e a integração entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática no ambiente de trabalho.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que o reconhecimento é resultado de uma política educacional focada na preparação dos estudantes para os desafios do mercado profissional, estimulando o empreendedorismo, a inovação e a inserção responsável e criativa no mundo do trabalho.
Durante a cerimônia de premiação, também foram apresentados dados de uma pesquisa inédita sobre a motivação dos jovens na graduação e a importância do estágio, conduzida pelo Instituto Locomotiva.