Uma instituição de ensino de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso, acionou a Polícia Civil após flagrar diversos estudantes utilizando cigarros eletrônicos no ambiente escolar. O caso veio à tona depois que câmeras de segurança internas registraram os alunos em situações suspeitas, incluindo o uso dos dispositivos em áreas comuns e até dentro dos banheiros.
Ao notar a movimentação incomum, servidores da escola intervieram rapidamente e solicitaram que os alunos entregassem os dispositivos. Em poucos dias, foi reunido um envelope quase cheio de cigarros eletrônicos, que posteriormente foi entregue às autoridades policiais.
Segundo informações apuradas, os pais ou responsáveis pelos estudantes serão notificados. A Polícia Civil agora deve conduzir uma investigação para identificar os responsáveis pelo fornecimento dos produtos, cuja venda é proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O uso de cigarros eletrônicos por menores de idade, além de ilegal, representa um risco à saúde e preocupa escolas e autoridades. Casos semelhantes têm sido registrados em diversas cidades do país, levantando o alerta para o aumento do acesso e consumo desses dispositivos em ambientes escolares.