Equipe da Assistência Social de Rondonópolis participa de simpósio nacional sobre feminicídio

Fonte: CENÁRIOMT

Equipe da Assistencia Social de Rondonopolis participa de simposio nacional sobre feminicidio scaled
Equipe da Assistência Social de Rondonópolis participa de simpósio nacional sobre feminicídio

Servidoras da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis participaram na última semana do III Simpósio sobre Feminicídios, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. O evento, que contou com participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, é um dos mais importantes espaços nacionais de debate, reflexão e intercâmbio de experiências sobre o enfrentamento à violência letal contra meninas e mulheres no Brasil.

No evento, a mestre em Educação, Dantiely Martins Ferreira, que atua como psicóloga no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Rondonópolis, apresentou seu trabalho na Mostra de Políticas Públicas sobre a experiência do Município após sua adesão ao programa estadual Ser Família Mulher em agosto de 2024. A vivência da profissional no Creas evidenciou a dependência financeira e material da mulher com o agressor. “Muitas vezes essa dependência impede que mulheres em situação de violência consigam romper o ciclo de agressões e conquistar autonomia, liberdade e segurança”, apontou Dantiely Ferreira.

[Continua depois da Publicidade]

O simpósio contou com a presença de autores e autoras de 46 instituições de ensino, pesquisa, organizações da sociedade civil, órgãos do sistema de Justiça e redes de enfrentamento à violência contra as mulheres, representando todas as regiões do país. Pesquisadores e profissionais de 17 estados, inclusive de Mato Grosso apresentaram seus trabalhos.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Croco Ferreira foi representada pelo grupo de Rondonópolis no simpósio, que contou com a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Tainá Boaventura, da gerente do Departamento de Educação Permanente da Assistência Social, Márcia Casali e da gerente do Núcleo de Gestão Administrativa, Carla Suelen.

[Continua depois da Publicidade]

A participação das servidoras de Rondonópolis neste simpósio representou um avanço significativo para o município, qualificando a equipe técnica e fortalecendo a construção de estratégias mais eficazes no combate à violência doméstica e ao feminicídio. Além disso, promoveu visibilidade ao estado de Mato Grosso, evidenciando o compromisso de Rondonópolis com políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

As discussões durante o simpósio foram organizadas em diversas sessões temáticas, abordando tópicos como: Prevenção da violência contra meninas e mulheres e do feminicídio; Restituição de direitos e acolhimento de vítimas e familiares; Acesso à Justiça, sistema penal e responsabilização dos autores; Mídia, memória e visibilidade das vítimas; Feminismos, ativismos e políticas públicas; Experiências de gestão no enfrentamento ao feminicídio; Orfandade, vítimas indiretas e justiça; e Bases estruturais, legislativas e subjetivas do feminicídio no Brasil. A história de Elza Monnerat, ativista histórica e responsável por estruturar a primeira secretaria de mulheres em um município brasileiro, também teve espaço nas discussões durante o evento que reuniu pesquisadores, conselheiras dos direitos das mulheres e ativistas de todo o país.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.