Enfrentamento à criminalidade tem aumento de produtividade, aponta Comando Especializado

Fonte: Alecy Alves | Secom-MT

Cesp moeda 1
O comandante da PM, coronel Assis, está entre os homenageados com a 'Moeda Honorífica' - Foto por: Sd Luiz/PMMT
Cesp moeda 1
O comandante da PM, coronel Assis, está entre os homenageados com a ‘Moeda Honorífica’ – Foto por: Sd Luiz/PMMT

Duzentas armas de fogo apreendidas, 1.314 suspeitos conduzidos a delegacias, 430 presos em flagrante delito (roubo, tráfico e outros crimes), 61 veículos recuperados (roubos e furtos) e 130 foragidos da Justiça capturados. Esses são alguns dos resultados de 2019, entre janeiro e novembro, apresentados pelo Comando Especializado da Polícia Militar (CESP), a divisão operacional que integra os batalhões Bope, Rotam, Trânsito, de Proteção Ambiental e o Regimento Montado (Cavalaria).

Apresentados durante a solenidade de entrega da ‘Moeda Honorífica’, na noite de quarta-feira (04.12), os números apontam aumento de mais de 100% na produtividade das unidades especializadas em relação a 2018. No mesmo período do ano passado, 632 foram conduzidos a delegacias, 193 flagrantes em flagrante, 75 armas apreendidas, 24 veículos recuperados e 16 com mandados em aberto capturados.

De acordo com o coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, comandante do CESP, a produtividade cresceu em função da proatividade, ou seja, das ações intensas de enfrentamento à criminalidade nas ruas, principalmente nas cidades da Baixada Cuiabana.

Pinheiro observou que, sem prejuízo à função de suporte ao policiamento ordinário nas ocorrências de maior complexidade, como roubo com refém e assaltos a bancos, os policiais das unidades especializadas estão nas ruas para prevenir e reprimir a violência.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as atividades deste ano, específicas dos batalhões especializados, está a ‘Operação Guardião’, em curso desde março. Essa operação é executada levando em consideração as análises criminais, ou seja, ocorre nos locais onde os estudos sobre a violência apontam aumento dos índices criminais.

Homenagens

A ‘Moeda Honorífica’, entregue pela primeira vez, simboliza o reconhecimento aqueles que atuaram nas ruas ou deram suporte às ações dos cinco Batalhões especializados. Oficiais, praças e autoridades civis estiveram reunidas no auditório do Comando Geral da PM, em Cuiabá, para o momento de homenagem e confraternização.

Na lista dos homenageadas, o chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Henrique Souza; o secretário adjunto de Segurança, coronel Victor Paulo Fortes; o comandante da PM, coronel Jonildo José de Assis; o deputado estadual Elizeu Nascimento, entre outros.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.