Encontro técnico em Mato Grosso fortalece monitoramento educacional

Evento reúne representantes dos 142 municípios para avaliar planos municipais de educação e preparar transição para novo ciclo decenal.

Fonte: CenárioMT

Gabriel Aguiar
Encontro técnico em Mato Grosso fortalece monitoramento educacional - Foto: SEDUC

A Secretaria de Estado de Educação promove, nos dias 23 e 24 de julho, em Cuiabá (MT), o Encontro de Formação Técnica em Monitoramento Educacional, com foco no compartilhamento de práticas e resultados referentes ao biênio 2023-2024.

O evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, reúne representantes das redes municipais de educação dos 142 municípios do estado. Estão presentes professores, técnicos, diretores, articuladores regionais, secretários municipais e demais agentes da área.

[Continua depois da Publicidade]

O objetivo é avaliar o andamento dos Planos Municipais de Educação (PME), discutir boas práticas implementadas localmente e alinhar diretrizes para o documento orientativo do PME 2025. A iniciativa também funciona como preparação para o novo ciclo de planejamento decenal (2024–2034), em consonância com o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Temas como o papel dos fóruns municipais para garantir qualidade e equidade no ensino, o PME como ferramenta de cidadania e inclusão, e o acesso igualitário à educação fazem parte das mesas temáticas.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o evento vai além da apresentação de dados, promovendo ações concretas a partir do compartilhamento de experiências bem-sucedidas entre os municípios. Ele destacou que a educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento estadual e que o regime de colaboração é determinante para alcançar metas.

Dados recentes reforçam esse avanço: em 2024, 60,59% das crianças em Mato Grosso foram alfabetizadas, superando a meta estadual de 59,2%, segundo o Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo MEC. Além disso, o estado subiu da 22ª para a 8ª colocação no ranking do Ensino Médio e superou a meta de redução do analfabetismo entre maiores de 15 anos, atingindo 3,8%.

O coordenador do Ministério Público, Miguel Slhessarenko, classificou o encontro como essencial para a gestão educacional, enquanto Simoni Borges, vice-presidente da Undime-MT, destacou o desafio e a importância de planejar as políticas educacionais para a próxima década.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .