Encontro de gestores impulsiona cultura e esporte em Mato Grosso

Evento em Cuiabá reuniu cerca de 1.500 participantes por dia e destacou boas práticas nos setores cultural e esportivo.

Fonte: CenárioMT

Encontro de gestores impulsiona cultura e esporte em Mato Grosso
Encontro de gestores impulsiona cultura e esporte em Mato Grosso - Foto: SECEL

Cerca de 1.500 pessoas participaram diariamente do Encontro de Gestores de Cultura e Esporte de Mato Grosso, realizado entre os dias 23 e 25 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento reuniu trabalhadores e gestores de mais de 100 municípios para discutir avanços nas áreas cultural e esportiva.

A secretária de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, Luciana Bauer, destacou que os aprendizados adquiridos impactam diretamente a execução de políticas públicas nos municípios. “Precisamos estar conectados e alinhados com as ações do setor. Parabenizamos o Governo do Estado e esperamos que a cultura no estado se fortaleça cada vez mais”, afirmou. Bauer foi eleita coordenadora da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de Cultura durante o evento.

De Juara, a 655 km da capital, a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Karla Mazuti, também participou ao lado de outros servidores. Segundo ela, as trocas de experiências e o diálogo com gestores estaduais são fundamentais para implementar ações mais eficazes em seus municípios.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes participaram da cerimônia de abertura. Um dos momentos marcantes foi a homenagem à ministra da Cultura, Margareth Menezes, que recebeu o título de cidadã mato-grossense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado.

“É emocionante ver que as políticas públicas estão chegando nas pessoas. Isso mostra que estamos vivendo um novo momento para a cultura no Brasil”, disse a ministra, que celebrou cantando um trecho da música “Cuiabá”, de Tetê Espíndola.

A programação do evento incluiu conferência com a atriz e cronista Denise Fraga, painéis sobre legislação, políticas públicas, indicadores de impacto, acessibilidade e democratização do acesso. Oficinas abordaram temas como a nova lei de licitações, elaboração e prestação de contas de projetos, comunicação pública, pesquisa e representação social.

Entre os destaques esteve o talkshow com atletas olímpicos e paralímpicos. O bate-papo contou com a participação de Serginho (vôlei), Daniel Dias (natação paralímpica), Érika Zoaga e Arthur Cavalcante (judô paralímpico), conduzido por Flávio Canto e pelo secretário David Moura.

As atividades diárias foram intercaladas com apresentações culturais e esportivas. A festa de encerramento, na Arena Pantanal, reuniu cerca de quatro mil pessoas com shows gratuitos do grupo Fundo de Quintal e artistas locais.