Dez motoristas foram presos em flagrante por embriaguez ao volante durante duas edições da Operação Lei Seca realizadas na madrugada deste domingo (20), em Mato Grosso. As fiscalizações ocorreram simultaneamente nas avenidas Tenente-Coronel Duarte (Prainha), no bairro Dom Aquino, e Beira Rio, no bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.
Entre os detidos, quatro apresentavam agravantes: três estavam sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um portava uma porção de droga ilícita.
Ao todo, foram fiscalizados 165 veículos e realizados 170 testes de alcoolemia. A operação também resultou na remoção de 37 veículos, sendo 31 carros e seis motocicletas, e aplicação de 67 multas relacionadas ao consumo de álcool, ausência da CNH, falta de licenciamento obrigatório, entre outras infrações.
As atividades começaram por volta das 3h e encerraram-se às 6h da manhã. Nos casos de embriaguez, além do procedimento criminal com pagamento de fiança, o condutor enfrenta multa a partir de R$ 2.934,70, podendo dobrar em caso de reincidência, além da suspensão da habilitação.
A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, com apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e outras instituições, incluindo Batalhão de Trânsito da PM, Deletran, Semob, Detran, Politec, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e o Sistema Socioeducativo.