Emanuel sobre pedido da defensoria: “Não posso vacinar quem não quer”

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. REPÓRTERMT

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) defendeu nessa sexta-feira (09), a estratégia de redistribuição das vacinas contra covid-19, adotada diante das pessoas que deixam de comparecer no dia da imunização na Capital.

Recentemente a Prefeitura da Capital abriu o cadastro da imunização contra a covid para adultos de 18 a 49 anos, popularmente chamada de “xepa da vacina”.  A medida visa utilizar as doses das pessoas que agendaram e não compareceram aos polos de vacinação. O cidadão faltoso irá para o final da fila.

[Continua depois da Publicidade]

Por conta disso, ainda nesta semana, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso recomendaram que a prefeitura de Cuiabá respeite ordem etária decrescente na vacinação.

“O questionamento da Defensoria que eu vi, foi em relação a vacinação de jovens, né? Como se jovem não tivesse que ser vacinado. E se teve uma conduta justa e acertada que tomei foi essa. Ora, eu não posso vacinar quem não quer ser vacinado”, alegou prefeito.

Consta no documento, assinado no dia sete de julho, que a Prefeitura deverá apresentar os estudos técnicos que racionalmente embasaram a tomada da decisão.

[Continua depois da Publicidade]

Emanuel Pinheiro, por sua vez, alegou que “não pode ficar guardando vacina para quem não quer ser vacinado, com milhares de pessoas sonhando com o dia de ser vacinado”.

“Então vou responder com essa verdade para a Defensoria, eu que estou com a caneta na mão, com a responsabilidade de imunizar a população. Sei como está o dia a dia e sei como está a procura da população da vacinação em Cuiabá, a decisão na hora H eu que tenho que tomar. Sei da preocupação dela, mas neste caso ela está equivocada”, afirmou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.