22.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 17 junho, 2021
InícioMATO GROSSOEm palestra diretor-geral da Politec defende a importância da preservação de local...

Em palestra diretor-geral da Politec defende a importância da preservação de local de crime para a eficiência da perícia

O diretor reforçou sobre as competências e atribuições da perícia de local de crime, no que se refere à preservação da cadeia de custódia das provas
Por CenárioMT

O diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, apresentou, na última terça-feira (18.05), a palestra ‘Procedimentos de colheita de prova em ambiente pós-delito’ no ‘Seminário das competências e atribuições investigativas dos órgãos de segurança pública’ – evento realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) em parceria com o Ministério Público Estadual.

Em sua apresentação, Okada destaca a importância da preservação do local de crime para a garantia da integridade da cadeia de custódia.

O artigo 158-A do Código Processo Penal classifica a cadeia de custódia como “o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte”.

Entre as etapas da cadeia de custódia estão: reconhecimento, isolamento, fixação, coleta, acondicionamento, transporte, recebimento, processamento, armazenamento e descarte.

Em sua explanação, o diretor reforçou sobre as competências e atribuições da perícia de local de crime, no que se refere à preservação da cadeia de custódia das provas, conforme as legislações vigentes.

O diretor defendeu a importância da observância de todos os procedimentos legais para a garantia da integridade das provas e para a eficácia da perícia no cumprimento dos seus objetivos dentro da investigação criminal. Ele citou também, sobre a necessidade de conscientização da população sobre o isolamento e preservação dos vestígios.

“Todo local de crime que não for preservado, de forma adequada atrapalha e muito o trabalho dos peritos que estão ali para coletar todas as evidências e vestígios que possam resultar no esclarecimento daquele caso”, acrescentou.

As etapas de reconhecimento e isolamento, que deve ser realizado pelos primeiros agentes públicos a chegarem ao local, como policiais civis ou militares, são cruciais para o desenvolvimento da perícia. “No Brasil nós não temos ainda a cultura do cidadão contribuir para a preservação do local de crime. Seria muito importante se conseguíssemos trabalhar esta prática, para que facilitasse todo o trabalho pericial, pois, estas duas etapas são cruciais para que todas as outras etapas sejam bem realizadas”, frisou.

O evento virtual debateu ainda diferentes aspectos das atribuições das Polícias Militar e Judiciária Civil na investigação e processo penal de delitos que envolvem agentes da segurança pública. O webinar “Das Competências e Atribuições Investigativas dos Órgão de Segurança Pública” ocorreu nos dias 18 e 19 de maio, das 8h às 12h, pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

O primeiro painel apresentou considerações gerais acerca da Segurança Pública de Mato Grosso. O evento debateu sobre as atribuições investigativas dos órgãos de segurança, com participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), OAB,  Força Nacional de Segurança, Ministério Público de Mato Grosso e Defensoria Pública.

O webinar é uma parceira da OAB-MT, por meio das suas comissões de Direitos Humanos, Direito Militar, Direito Carcerário e Direito Penal e Processo Penal; Defensoria Pública de Mato Grosso; Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Empresário visita Lucas do Rio Verde com objetivo de implantar indústria têxtil
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega toucas para alunos de hidroginástica
junho 16, 2021