Em Lucas do Rio Verde, vereadores pedem apoio para duplicação da BR-163

Fonte: CENÁRIOMT

15 190

Incentivos fiscais para mototaxistas; fomento à agricultura familiar, apoio às ações culturais e sociais e força-tarefa para destravar o processo de duplicação da BR-163, estiveram em pauta, na reunião de vereadores e lideranças que receberam o deputado Eduardo Botelho (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa, neste sábado (28), no auditório do Terras Hotel, em Lucas do Rio Verde.

As lideranças pediram o apoio para melhorar a rodovia, principal corredor de escoamento da produção, que registra alto índice de acidentes e ainda não está duplicada, mas há cobrança de pedágios.

Botelho também se comprometeu a colocar em pauta o projeto de lei que beneficia os mototaxistas. Ele autoriza o desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a compra de motocicletas e equipamentos de segurança.

Também vai intensificar as ações para o fortalecimento da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e intermediará, junto ao governo, a recontratação de 63 técnicos no órgão, diante à importância do trabalho que prestam aos pequenos produtores rurais. As lideranças, inclusive, agradeceram a tonelada de calcário destinada pelo deputado para esse setor.

[Continua depois da Publicidade]

Botelho foi recebido pelos vereadores Marcos Paulista, Márcio Albieri e Zinho, além do presidente do conselho de pastores de Lucas do Rio Verde, Pastor Alecio, Josias José de Lima, presidente da Associação de Mototáxis, do Gleibson Barbosa, presidente do Centro de Tradições Nordestinas e Esmeraldo de Almeida, que atuou na Empaer.

Barbosa explicou sobre os projetos sociais e culturais, que ajudam a população, como aulas de dança e outras atividades, mas que dependem do apoio para atender a demanda.

“Todas as ações pacíficas pela duplicação da BR-163 não estão dando resultado. Vamos fazer uma audiência pública com todos os poderes dessa região, que vem sofrendo o descaso dessa concessionária. Temos que tomar decisões mais radicais. Estamos no limite, pois continua o abuso sem fazer nada, muitos acidentes e nenhum investimento. É o único corredor de escoamento da produção mato-grossense. Então, ficamos pagando por algo, mas sem a melhoria necessária”, disse Botelho.

Marcos Paulista agradeceu a oportunidade e parceria. “Nos enviou  mil toneladas de calcário para à agricultura familiar, também uma emenda para a iluminação e reforma do campinho. Também atendeu a demanda dos mototaxistas que pediram incentivo fiscal e o apoio à nossa luta que é a duplicação da BR-163, lançamos o desafio de reunir todos os poderes nessa luta, pois tantas vidas foram ceifadas nessa rodovia. Tenho certeza que seremos atendidos “.

Botelho tem indicações de melhorias para Lucas do Rio Verde.Além da construção de uma delegacia especializada em defesa da mulher na região norte mato-grossense, trabalha pela construção de um ginásio poliesportivo, implantação de centro da melhor idade, regularização fundiária, construção de Centro de Atenção Psicosocial C(APS) e fomento à agricultura familiar.