“EduMotivação é uma injeção de energia e estímulo para os profissionais da Educação”, diz professora da Rede Estadual

A ação faz parte do Plano Educação 10 Anos, que tem como objetivo fortalecer o engajamento dos profissionais na melhoria dos índices educacionais da Rede Estadual

Fonte: Rayane Alves e Mailson Prado | Seduc-MT

Harleid Claiton
Harleid Claiton

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) finalizou, nesta sexta-feira (15.09), a primeira etapa do EduMotivação 2023, realizado com objetivo de motivar, estimular e promover as práticas necessárias para o engajamento, colaboração e integração entre os profissionais da Rede Estadual de Ensino.

Ao todo, mais de 8 mil profissionais participaram da semana de ações nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Cáceres e Tangará da Serra.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o evento é um complemento motivacional que será levado pelos profissionais para dentro da sala de aula.

“O Governo de Mato Grosso está comprometido em melhorar os índices de educação estadual, e estamos fazendo isso com muita responsabilidade. Pensando nisso, estamos atuando no fortalecimento da área pedagógica e na melhora dos resultados de aprendizagem dos estudantes através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com isso, vamos construir um conjunto de ações na comunidade escolar para que todos nós possamos trabalhar em prol dos nossos estudantes”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Silvio Fidelis, avaliou que o EduMotivação representa o comprometimento do Estado em valorizar o profissional e estimular o seu desenvolvimento em sala de aula.“Muitas coisas boas vêm acontecendo na Educação do nosso Estado. Ações como esta fazem a diferença para os profissionais que atuam em sala de aula e influenciam diretamente nos índices de pontuação dos nossos alunos no Saeb”, comentou.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, participou do evento realizado no município nesta sexta-feira (15), e ressaltou que a ação resultará no comprometimento dos profissionais e dos estudantes.“O EduMotivação fortalece o núcleo educacional através da capacitação dos profissionais, e com o empenho de todos, resultará no avanço da Educação na nossa região”, apontou.

Para a professora Geane Rodrigues, da Escola Estadual Padre José de Anchieta em Mirassol D’Oeste, o EduMotivação 2023 é uma “injeção de energia e estimulo”, que deverá contribuir para a efetivação das políticas de avanço na educação.“O EduMotivação é uma ação que deu oportunidade de voltar e aprender coisas novas. Recebemos uma formação e aprendemos como trabalhar a tensão dos alunos com a prova do Saeb, para conseguirmos atingir melhores resultados e ficarmos entre os melhores colocados do país”, acrescentou.

A professora Aparecida Buzon, da Escola Estadual Hermes José da Silva, de Nova Lacerda, disse que o EduMotivação é a oportunidade dos profissionais aprenderem e se renovarem por meio de palestras e oficinas que envolvem a avaliação do Saeb.“Nós podemos notar que os investimentos do Governo do Estado já têm dado bons frutos. O EduMotivação nos proporciona um olhar diferente para os temas que nós precisamos desenvolver nas escolas, além de mobilizar o núcleo para a realização das provas do Saeb”, contou.

Já Ducilene das Graças, da Escola Estadual Marechal Rondon, em São José dos Quatro Marcos, apontou que o EduMotivação é a ferramenta que une a comunidade escolar e proporciona a troca de experiência entre os profissionais.

“Hoje nós temos uma outra percepção de como podemos trabalhar ações dentro da sala, que incentivem e fortaleçam as técnicas de estudo. No ano passado participei e foi muito produtivo, fiquei bastante ansiosa e cheia de expectativas para a ação deste ano, que está muito valiosa”, completou.

Segunda etapa

A segunda etapa do EduMotivação 2023 começa na próxima segunda-feira (18.09), na cidade de Alta Floresta, seguindo para Matupá na terça-feira (19) e Sinop na quarta (20). Na quinta-feira (21) a ação será realizada em Diamantino e, na sexta-feira (22), em Juína.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).