A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) de Mato Grosso registrou um aumento expressivo de 42,8% no número de reeducandos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) neste ano.
Um total de 4.160 reeducandos do Sistema Penitenciário se inscreveu para a edição de 2025, superando os 2.912 internos que participaram no ano anterior.
As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro em todas as unidades prisionais do país que realizaram inscrições.
O crescimento no número de participantes é atribuído ao trabalho conjunto das equipes pedagógicas das unidades penais, do Núcleo de Educação do Sistema Penitenciário, da Coordenadoria de Educação, Trabalho e Alternativas Penais, e da Superintendência de Políticas Penitenciárias da Sejus.
A superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejus, Gleidiane Custódio Assis, destacou que o avanço reflete o compromisso da gestão em ampliar o acesso à educação como eixo estruturante da política de ressocialização.
“A educação é um direito fundamental e uma ferramenta de transformação social. O aumento das inscrições no Enem demonstra o empenho das equipes e a efetividade das ações integradas entre a Sejus, a Seduc e o sistema de justiça para promover oportunidades reais de reintegração às pessoas privadas de liberdade”, afirmou.
O Núcleo de Educação é responsável por planejar e monitorar as ações educacionais nas 41 unidades penais do Estado, em articulação com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Atualmente, os estabelecimentos penais de Mato Grosso contam com a seguinte infraestrutura:
- 117 salas de aula.
- 11 laboratórios de informática.
- 13 espaços de leitura (com acervos literários).
Na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, 369 reeducandos estão matriculados em atividades que vão do ensino fundamental ao cursinho preparatório para o vestibular.


















