Durante a sexta etapa do movimento Giro pelas Escolas, promovido pela Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prefeitos e secretários municipais da região Oeste participaram de uma reunião de trabalho com o secretário Alan Porto. O encontro aconteceu na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pontes e Lacerda, nesta quinta-feira (31).
A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios, com foco na qualidade do ensino. Alan Porto destacou a atuação integrada entre os entes federativos, reforçando que a Educação é tratada como um sistema único. “A criação da Secretaria-Adjunta de Regime de Colaboração (SARC) é prova disso”, pontuou, ao lembrar que o órgão dá suporte direto aos municípios em temas como alfabetização, transporte escolar e infraestrutura.
O prefeito de Conquista do Oeste, Odair Vargas, enfatizou o papel da Seduc como mediadora e apoiadora técnica das gestões locais. Já Irineu Marcos Parmeggiani, prefeito de Campos de Júlio, ressaltou os avanços pós-pandemia, especialmente na recomposição da aprendizagem. “A presença da Seduc no território é decisiva para os bons resultados”, afirmou.
Rogério Vilela Victor de Oliveira, prefeito de Comodoro, comemorou os avanços obtidos com a política educacional atual, enquanto Jakson Francisco Bassi, de Pontes e Lacerda, destacou a eliminação da fila por vagas em creches no município. Ele atribuiu a melhoria aos recursos destinados pela Seduc para a retomada e construção de unidades escolares.
Alan Porto também mencionou o investimento de R$ 140 milhões até 2027 em creches municipais e citou conquistas como o salto do 22º para o 8º lugar no ranking do Ensino Médio e a evolução da alfabetização, que passou de 47% para 61% de crianças alfabetizadas na idade certa.
O Giro pelas Escolas segue nesta sexta-feira (1º), com visitas e reuniões envolvendo representantes dos municípios de Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O projeto já percorreu polos como Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína. Estão previstas novas etapas em Sinop, Matupá, Barra do Garças, Diamantino, Primavera do Leste, Cáceres e na Direção Metropolitana de Educação. A proposta é ouvir os gestores escolares e discutir estratégias para o Saeb 2025, previsto para ocorrer entre 21 de outubro e 1º de novembro.