A educação de Mato Grosso ganhou destaque nacional durante o Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental, realizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Brasília nesta terça-feira (9.9). O protagonismo da Secretaria de Estado de Educação evidenciou como a escuta ativa e a cooperação entre Estado e municípios podem impactar positivamente a aprendizagem e a equidade.
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, o diferencial da política estadual foi colocar os estudantes no centro das decisões. “Escutamos cerca de 70 mil adolescentes, compreendendo suas prioridades, desafios e expectativas. Essa abordagem garantiu que as políticas refletissem a realidade da sala de aula”, afirmou.
Do ponto de vista pedagógico, a iniciativa integra currículo, avaliação e tecnologias para reduzir desigualdades e oferecer trajetórias de aprendizagem mais consistentes. “Garantir equidade não é tratar todos da mesma forma, mas fornecer condições para que cada estudante progrida. Isso só é possível com planejamento, inovação e colaboração entre Estado e municípios”, destacou Porto.
Socialmente, a política reforça a escola como espaço de inclusão e pertencimento. Ao ouvir gestores, professores e conselhos de educação, a Seduc provou que o diálogo é essencial para superar desafios históricos. “Educação de qualidade se constrói com confiança, corresponsabilidade e compromisso com os jovens”, completou.
O secretário concluiu ressaltando que investir em governança e políticas consistentes é investir no futuro de Mato Grosso. “Nosso objetivo é simples e ambicioso: permitir que cada estudante dos anos finais aprenda mais, permaneça na escola e amplie seus sonhos. Isso é transformar a educação em instrumento de justiça social”, finalizou Alan Porto.


















