A 2ª Feira e Exposição dos Produtos do Território Indígena do Xingu (ExpoTIX) acontece entre 16 e 20 de setembro, reunindo povos de diferentes regiões para fortalecer a economia criativa e a valorização da cultura indígena. O evento será realizado no Polo Wawi, localizado na região Leste do Xingu, no município de Querência, a 755 km da capital.
O projeto foi contemplado no edital MT Criativo Feiras de Economia Criativa/Solidária – edição Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Segundo a superintendência da pasta, a feira é uma oportunidade de consolidar o potencial da produção sustentável e do conhecimento ancestral indígena.
Esta edição também celebra os 30 anos da Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), organização que atua no fortalecimento da cultura e da autonomia dos 16 povos da região. A comemoração será no dia 16, com apresentações de danças, exposição da história da entidade e torneio de arco e flecha.
Durante os cinco dias de programação, o público terá acesso à comercialização de artesanatos, produtos da agricultura familiar e pratos da culinária tradicional, além de rodas de conversa sobre valores culturais, apresentações artísticas, desfiles e cantos indígenas.
O encerramento contará com o tradicional Moitará, ritual de trocas que simboliza a manutenção do equilíbrio econômico e dos laços de amizade entre os povos xinguanos.