Doação de leite humano cresce 25% em Mato Grosso e beneficia quase 1.200 bebês prematuros

Doação de leite humano é fundamental para a recuperação da saúde dos bebês prematuros

Fonte: CENÁRIOMT

doar leite humano
Doação de leite humano cresce 25% em Mato Grosso e beneficia quase 1.200 bebês prematuros

Mato Grosso registrou um aumento significativo na doação e distribuição de leite humano nos primeiros nove meses de 2025.

O balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) indica que o total de leite distribuído para recém-nascidos internados na Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano aumentou 16%, passando de 1.370 para 1.587 litros em comparação com o mesmo período de 2024.

[Continua depois da Publicidade]

Com o crescimento, o estado pôde atender 1.199 bebês prematuros, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, conforme destacou Rosiene Pires, coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde.

Doações e ações de apoio em alta

O volume total de leite humano coletado das doadoras registrou uma alta ainda mais expressiva, de 25%, passando de 2.294 litros para 2.876 litros. O número de pessoas doadoras também cresceu 13%, chegando a 1.856.

[Continua depois da Publicidade]

A rede de apoio e os serviços de saúde também tiveram crescimento:

  • Atendimentos em Grupo: Aumento de 33%
  • Atendimentos Individuais: Aumento de 13%
  • Visitas Domiciliares: Aumento de 8%

A rede realizou ainda milhares de exames microbiológicos e de acidez Dornic para garantir a qualidade do leite pasteurizado.

Importância e apelo à doação

Rodrigo Carvalho, técnico responsável pela área de amamentação da SES, reforçou a importância do apoio de toda a sociedade às mulheres e pessoas trans que amamentam, especialmente com a aproximação do Novembro Roxo (Mês da Prematuridade).

Segundo ele, a doação de leite é vital para a recuperação de bebês prematuros internados em UTIs Neonatais e só acontece quando a amamentação é bem-sucedida. Ele enfatizou a necessidade de orientação e de uma escuta ativa desde o pré-natal, bem como o apoio prático na primeira hora de vida e visitas domiciliares após a alta para fortalecer a confiança na amamentação.

Onde doar em Mato Grosso:

Para doar leite humano, a doadora deve estar amamentando o seu bebê, estar saudável e não usar substâncias que interfiram na amamentação. Basta entrar em contato com uma das seis unidades de coleta (quatro Bancos de Leite e dois Postos de Coleta):

Localidade Unidade Contato
Cuiabá Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (BLH) (65) 3363-7035
Cuiabá Hospital Universitário Júlio Müller (BLH) (65) 3615-7203
Cuiabá Posto de Coleta Femina Hospital (65) 2128-9183
Rondonópolis Santa Casa Rondonópolis (BLH) (66) 3410-2785
Tangará da Serra Posto de Coleta Hospital Santa Ângela (65) 3311-1900
Lucas do Rio Verde Hospital São Lucas (BLH) (65) 3548-4134
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.