Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras: Saiba como prevenir acidentes no ambiente de trabalho

Fonte: Assessoria

3 queimaduras acidente de trabalho saude e seguranca
Sesi MT dispõe em seu portfólio serviços com palestra elucidativa á temática. Foto: divulgação

O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado nesta quinta-feira (06.06), foi instituído em 2009 com a finalidade de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução de acidentes envolvendo fogo, eletricidade e produtos químicos. A queimadura é reconhecida mundialmente como um dos traumas mais graves em razão do seu impacto socioeconômico. Combater este tipo de ocorrência no ambiente de trabalho é uma das premissas da indústria que preza pela saúde e bem-estar do colaborador.

Segundo o Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (SFiemt), o Brasil registrou em 2022 o total de 14.985 acidentes de trabalho envolvendo queimaduras. Desse total de casos, 295 ocorreram em Mato Grosso. Entre os fatores de risco estão calor excessivo, energia elétrica mal distribuída, radiação e produtos químicos manuseados de forma incorreta.

Para o médico do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Ediney Espínola, as medidas de prevenção são as melhores estratégias para evitar os acidentes. Ele destaca o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) como fator determinante na segurança dos colaboradores.

“É imprescindível compreender e implementar as diretrizes das NRs, como por exemplo a NR 14, que estabelece requisitos mínimos para utilização de fornos industriais, a NR 26, responsável pelas orientações de manipulação de produtos químicos perigosos e não perigosos, entre outras Normas necessárias para saúde e bem-estar do trabalhador”, menciona.

queimaduras acidente de trabalho saude e seguranca
Entre os fatores de risco estão energia elétrica mal
distribuída. Foto: divulgação

Segundo o médico, campanhas de conscientização e de atividades educativas também são ferramentas que contribuem para mitigação das ocorrências. “Palestra, vídeos ou cartazes de conscientização fortalecem as ações que as empresas já executam no cotidiano. Essas ferramentas auxiliam na fixação das informações na mente do trabalhador, que vai laborar ciente das atitudes ideais em um espaço de iminente perigo”, afirma.

Com foco em manter as indústrias produtivas com seus trabalhadores saudáveis e seguros, o Sesi MT dispõe em seu portfólio serviços com palestra elucidativa ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Nos encontros, os profissionais da instituição abordam temas sobre noções de prevenção de acidentes no trabalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A programação diversificada ao longo do mês aborda outros temas essenciais para a qualidade de vida dos colaboradores. Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (07), a palestra disponível é sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Finalizando o mês, em comemoração ao Dia Nacional do Diabetes (26), o Sesi MT oferta a palestra sobre prevenção e cuidados necessários com a doença.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.