O Dia D de vacinação e serviços de saúde, promovido pela Prefeitura de Rondonópolis no último sábado (18), realizou quase 6 mil atendimentos. A mobilização, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com a participação ativa da população e superou as expectativas de atendimentos e imunizações ao longo do dia.
Com todas as 64 unidades básicas de saúde abertas das 7h às 17h, a ação atingiu o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na cidade, com mais de 2.700 vacinas aplicadas. Foram ainda mais de 1.000 consultas médicas, quase 700 exames preventivos (Papanicolau) realizados e muita gente aproveitando a abertura dos PSFs e ESFs para deixar a saúde em dia.
O secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, comemorou o sucesso da mobilização. “Ver as equipes do Município engajadas e a população aproveitando a abertura das unidades, buscando se proteger e cuidar da sua saúde, é extremamente gratificante. O Dia D é um esforço coletivo da gestão municipal que reforça nosso compromisso com a saúde pública e com a qualidade de vida dos rondonopolitanos”, destaca Mykaell.
A iniciativa de abrir as unidades no sábado visa propiciar que os moradores da cidade, que durante a semana não têm tempo de buscar os serviços, também tenham acesso aos atendimentos. “Foi um pedido do prefeito Cláudio garantir que ninguém fique de fora. Além do Dia D, estamos realizando também frequentemente o horário estendido durante a semana, abrindo no período noturno, para que todos possam receber os atendimentos das unidades básicas”, completou Mykaell.
A Secretaria de Saúde reforça que as unidades continuam atendendo normalmente durante a semana, para quem não conseguiu comparecer ao Dia D, com todos os serviços oferecidos gratuitamente.