Desabamento de ponte acende alerta para a segurança das estruturas em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Desabamento de ponte acende alerta para a segurança das estruturas em Mato Grosso
Desabamento de ponte acende alerta para a segurança das estruturas em Mato Grosso Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

O recente desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na divisa do Tocantins com o Maranhão, acendeu um alerta sobre a segurança das estruturas viárias em todo o país, inclusive em Mato Grosso.

Um levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) revelou que o estado possui 360 pontes em rodovias federais, das quais 18 estão em condições críticas ou ruins.

[Continua depois da Publicidade]

Em Mato Grosso, foram mapeadas 204 pontes de alvenaria ou aço, porém não há diagnósticos em relação a 44 delas. Além disso, outras 155 pontes de madeira também aparecem no levantamento sem diagnóstico estrutural. Ou seja, apenas 55,7% das pontes foram fiscalizadas e possuem um diagnóstico sobre suas condições.

Mapa da situação em Mato Grosso

O mapa disponibilizado pelo DNIT mostra que há pontes em situação ruim na BR-242, perto de São Félix do Araguaia, e também na BR-364, sendo duas delas entre Comodoro e Pontes e Lacerda e três no trecho entre Rondonópolis e Alto Araguaia. A única ponte em situação crítica identificada no mapa fica na BR-158, na região de Porto Alegre do Norte.

[Continua depois da Publicidade]

Classificação das pontes

O DNIT classifica o estado das pontes em cinco categorias: crítico (1), ruim (2), regular (3), bom (4) e excelente (5). A ponte que desabou no Tocantins estava na categoria 2, considerada ruim.

Um levantamento nacional mostra que Mato Grosso ocupa a 13ª posição no ranking dos estados com maior número de pontes em situação crítica e ruim.

Preocupação e necessidade de ações

A situação das pontes em Mato Grosso exige atenção das autoridades e medidas urgentes para garantir a segurança dos usuários das rodovias. A falta de diagnósticos em um grande número de pontes e a identificação de estruturas em condições críticas ou ruins demonstram a necessidade de investimentos em manutenção e recuperação dessas obras.

A população e os órgãos competentes devem pressionar por ações que garantam a segurança das pontes em todo o estado, evitando tragédias como a ocorrida no Tocantins.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.