Deputados de Mato Grosso se unem contra a renovação da concessão da energisa, citando serviço precário

Os parlamentares também destacaram que a atual situação da energia elétrica em Mato Grosso, aliada a uma das maiores cargas tributárias de ICMS sobre o serviço no Brasil, afasta novos investidores.

Fonte: CENÁRIOMT

Deputados de Mato Grosso se unem contra a renovação da concessão da energisa, citando serviço precário
Deputados de Mato Grosso se unem contra a renovação da concessão da energisa, citando serviço precário Foto: Pixabay

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso está em rota de colisão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Energisa sobre a possível renovação automática da concessão de energia elétrica por mais 30 anos.

Os deputados estaduais defendem que o contrato atual seja encerrado e que um novo processo licitatório seja aberto, atraindo novas empresas e investimentos para o estado.

[Continua depois da Publicidade]

Parlamentares como Eduardo Botelho (União Brasil) e Wilson Santos (PSD) lideram o movimento, argumentando que o serviço prestado pela concessionária é deficiente e prejudica o desenvolvimento de Mato Grosso.

Eles citam o problema de falhas na distribuição em diversas regiões e as dificuldades que a situação impõe, em especial, ao setor industrial. O deputado Faissal Calil (Cidadania) também criticou a empresa, alegando que ela cria obstáculos para que consumidores instalem sistemas de energia solar.

[Continua depois da Publicidade]

Com o apoio do presidente da Casa, Max Russi (PSB), a Assembleia Legislativa irá utilizar o prazo de 90 dias dado pela Aneel para preparar uma resposta formal contra a prorrogação. O objetivo é contratar serviços jurídicos e técnicos para embasar o pedido de uma nova licitação, que poderia ser inclusive internacional, a fim de garantir um serviço mais eficiente e que acompanhe o crescimento econômico do estado.

Os deputados acreditam que a falta de um fornecimento de energia adequado está impedindo que Mato Grosso, já uma potência no agronegócio, atinja seu potencial máximo de industrialização.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.