25.2 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 outubro, 2020
Início MATO GROSSO Deputado sugere a criação de abrigos contra fogo para animais em Mato...

Deputado sugere a criação de abrigos contra fogo para animais em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

Uma indicação de autoria do primeiro-secretário da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), encaminhada ao governo do estado, prevê a criação de abrigos contra fogo para animais nas diversas regiões e biomas em Mato Grosso.

O estado vive um dos piores cenários já vistos nas últimas décadas, em que o fogo tem se alastrado, exterminando animais e a flora brasileira. No Pantanal mato-grossense, por exemplo, o fogo já consumiu 85% do Parque Encontro das Águas, refúgio das onças-pintadas, conforme dados do Instituto SOS Pantanal.


-Continua depois da publicidade ©-

No documento encaminhado ao governo estadual, Max argumenta que cerca de 55 mil hectares de área do parque já foram atingidos pelo fogo e que o Pantanal vive a maior seca dos últimos 47 anos.

“A falta de chuvas e a seca dos rios e corixos colocam Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres como os três municípios com maior número de focos de calor. Se não bastasse, a estimativa é que o fogo já tenha alcançado mais de um milhão de hectares em todo o Pantanal mato-grossense, o que motiva a urgente construção de outros abrigos para proteção de animais em outras regiões pantaneiras e em todos os biomas de nosso estado”, alertou Max Russi.

Proteção animal – Também de autoria do parlamentar, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 232/19, que proíbe a criação ou guarda de animais para extração de peles. Além disso, é lei, também de iniciativa de Max Russi, a medida que assegura a proteção e a destinação de animais resgatados, vítimas de abuso, maus-tratos, feridos ou mutilados.

Além da Lei nº 10.552/2017, que institui a Semana da Conscientização dos Direitos dos Animais em Mato Grosso, com o intuito de lembrar da importância dos cuidados aos animais, conscientizar a população dos direitos deles e pautar os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para colocar o assunto como prioridade na agenda do estado.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Duas novas viaturas reforçam a atuação da Polícia Civil na fronteira de Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu na manhã desta terça-feira (27.10) duas viaturas da Renault, modelo Duster, locadas pelo Governo do Estado por intermédio do...

Polícia cumpre dez mandados em operação contra envolvidos em latrocínio em Mato Grosso

Dez ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, são cumpridos nesta quarta-feira (28.10) pela Polícia Civil em operação deflagrada pela...

Acusado de matar professora em Nova Mutum, empresário vai a júri popular

Está marcado para o dia 04 de dezembro de 2020 o júri popular que irá condenar ou não, um empresário de 31 anos, principal...

Athletico-PR x Flamengo: duelo de estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira

O duelo de rubro-negros agita a noite desta quarta-feira (28). Athletico-PR e Flamengo estreiam na Copa do Brasil às 21h30 (horário de Brasília), na Arena...