Defesa Civil Nacional visita Mato Grosso para alinhar estratégias contra a seca

A missão é composta por agentes de diversos órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (SIFPDEC), todos capacitados em articulação interinstitucional e aptos a conduzir discussões técnicas.

Fonte: CENÁRIOMT

Baia no Pantanal de Mato Grosso 2
Defesa Civil Nacional visita Mato Grosso para alinhar estratégias contra a seca

Diante da previsão de uma estação seca mais intensa, Mato Grosso será um dos estados a receber uma missão técnica da Defesa Civil Nacional. A iniciativa, que abrange dez estados da Amazônia Legal e do Pantanal, tem como foco central alinhar as estratégias para enfrentar os impactos da estiagem, com base no Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e Pantanal (PNEAP/2025).

Os demais estados que receberão a missão são Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A agenda inclui a apresentação do PNEAP/2025 e a realização de oficinas com gestores locais.

[Continua depois da Publicidade]

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que cada estado terá uma base de atuação temporária, exceto Pará (duas) e Amazonas (três), aproveitando estruturas federais ou estaduais já existentes. Em Mato Grosso, as oficinas de divulgação estão programadas para ocorrer entre 27 de julho e 2 de agosto.

A missão é composta por agentes de diversos órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (SIFPDEC), todos capacitados em articulação interinstitucional e aptos a conduzir discussões técnicas. Rafael Félix, coordenador-geral de gerenciamento de desastres da Defesa Civil Nacional, enfatizou a importância dessas visitas: “Como se trata de um plano nacional, essa etapa das oficinas é muito importante para que o planejamento dos órgãos federais tenha conexão com a realidade dos estados e municípios. A ideia é alinhar as ações já desenvolvidas por eles com as que estamos propondo para que o plano tenha coerência.”

[Continua depois da Publicidade]

Cenário de estiagem e resposta integrada

Nos últimos anos, as regiões da Amazônia e do Pantanal têm enfrentado estiagens cada vez mais severas, caracterizadas por temperaturas elevadas e baixa umidade. Esse cenário tem provocado desastres como escassez hídrica e incêndios florestais, agravando as vulnerabilidades sociais e exigindo uma resposta coordenada do Governo Federal em socorro e assistência às populações.

O PNEAP, atualmente em fase de elaboração, foi concebido a partir das experiências do Plano de Ação Integrada (PAI). O PAI é um documento orientador que busca unificar a atuação de diferentes órgãos do Governo Federal, vinculados ao SIFPDEC, no desenvolvimento e acompanhamento de ações de preparação e resposta à estiagem nas duas importantes regiões brasileiras.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.