Defesa Civil emite alerta sobre baixa umidade relativa do ar e orientações à população

Umidade relativa do ar baixa aliada a temperatura elevada e ventos pode propiciar surgimento de incêndios

Fonte: CenárioMT

Lucas do Rio Verde imagem aerea
Foto: Ascom/Arquivo

A Defesa Civil de Lucas do Rio Verde emitiu esta manhã um alerta relacionado à baixa umidade relativa do ar. Aliada a elevadas temperaturas, pode propiciar o surgimento de focos de incêndios.

O coordenador, Edgar Savaris, observa que o clima nesta época do ano tem registrado baixa umidade e temperatura elevada. Porém, nos últimos anos a situação agravou. Por isso a necessidade de algumas orientações.

“A gente alerta para que as pessoas tenham muito cuidado. Não fique colocando fogo em lixo, procure o descarte correto. Mesmo nas fazendas é importante muito cuidado com maquinário, fique de olho para, quando estiver trabalhando, não pegar fogo na palhada do milho, pois acabamos de ter colheita de milho na região”, observou.

O município mantém, em parceria com o Corpo de Bombeiros, uma Brigada Mista de combate a incêndios. O coordenador da Defesa Civil relata que várias propriedades tiveram registros de incêndio que resultam em prejuízos financeiros, ao meio ambiente e à saúde humana.

[Continua depois da Publicidade]

“Pela manhã a gente percebeu que o ar está bem carregado de fumaça, provavelmente é fumaça proveniente de municípios vizinhos, não é de Lucas do Rio Verde, mas de município próximo que esteja combatendo incêndio”, pontuou.

Defesa civil recomenda

No alerta emitido nesta quarta-feira (23), a Defesa Civil recomenda que as pessoas bebam bastante água, mesmo se estiver sem sede. Também é aconselhável evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h. Outra recomendação é evitar banhos com água quente.

A Defesa Civil recomenda ainda o uso de umidificadores de ar. Uma alternativa seria utilizar bacias de água ou o uso de toalhas e panos úmidos nos ambientes utilizados pelas pessoas.

Também é importante evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados. Em caso de problemas respiratórios, a orientação é procurar um posto médico.

Já em caso de incêndios, a pessoa deve avisar imediatamente ao Corpo de Bombeiros.

Chuva

A estação meteorológica da Fundação Rio Verde mostra que há possibilidade de chuvas para o fim de semana em Lucas do Rio Verde. “Temos uma medição mais precisa de dados nessa parceria com a Fundação Rio Verde”, explicou Savaris, citando que outros institutos meteorológicos usam a estimativa por média para indicar a possibilidade de chuva na região.

“Temos para o próximo sábado (26) uma precipitação de até 1 milímetro de chuva pra Lucas do Rio Verde. Já no domingo a precipitação é maior, é de 4 milímetros, e na segunda-feira é 0,5 e até na terça-feira com 2 milímetros, de possibilidade de chuva no município”, relatou.

O coordenador da Defesa Civil ressalta que a chuva pode ocorrer na área urbana ou rural. “As vezes a pessoa diz que não choveu na cidade, mas o município de Lucas do Rio Verde é grande, pode ter chuva no interior também. Vale salientar essa previsão de chuva para o final de semana e que, segundo as lendas, é a chamada chuva do caju que vem aí”, concluiu.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.